A atualização permite salvar passkeys via Gerenciador de Senhas do Google no Windows, macOS, Linux e, é claro, Android. O ChromeOS está atualmente em fase beta de testes, então essa funcionalidade deve chegar mais cedo do que tarde. O Google também diz que o suporte ao iOS está “chegando em breve”.
Uma vez salva, a passkey é sincronizada automaticamente em outros dispositivos usando o Gerenciador de Senhas do Google. A empresa afirma que esses dados são criptografados de ponta a ponta, tornando difícil para alguém acessar e roubar credenciais.
Para os não iniciados, uma passkey é ligeiramente diferente de uma senha. Uma passkey é uma credencial digital que permite aos usuários fazer login em uma conta sem usar uma senha. A empresa tem utilizado passkeys em seu conjunto de softwares desde o ano passado.
A atualização de hoje também traz outra camada de segurança para as passkeys no Gerenciador de Senhas do Google. A empresa introduziu um PIN de seis dígitos que será necessário ao usar passkeys em um novo dispositivo. Isso provavelmente impediria que atores maliciosos façam login em uma conta, mesmo que tenham de alguma forma obtido as credenciais digitais. Apenas não deixe o número do PIN jogado em uma folha de papel diretamente ao lado do computador.
As passkeys do Google já podem ser usadas com o software de produtividade da empresa, é claro, mas também com Amazon, PayPal e WhatsApp. O Gerenciador de Senhas do Google está integrado ao Chrome e aos dispositivos Android.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Google passkeys can now sync across devices on multiple platforms