As violações da licença estão relacionadas a dois lançamentos separados da SpaceX. Os dois primeiros ocorreram em 18 de junho de 2023 como parte da Missão PSN Satria que foi lançada a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. A segunda violação ocorreu em 28 de julho de 2023, envolvendo planos para a missão EchoStar XXIV/Jupiter.
Nos dois casos, a SpaceX solicitou a revisão de parte de seus planos de comunicação e de local explosivo, respectivamente. A SpaceX supostamente prosseguiu com seus planos revisados mesmo sem a aprovação ou emissão de modificações em sua licença por parte da FAA, de acordo com cartas escritas pela agência.
Em maio de 2023, a SpaceX solicitou a adição de uma nova sala de controle de lançamento e a remoção da consulta de prontidão de duas horas de seus procedimentos para seu lançamento em 18 de junho de 2023. A FAA informou a SpaceX em 15 e 16 de junho que não aprovaria as modificações na licença antes do lançamento agendado de 18 de junho, mas o lançamento prosseguiu com sua sala de controle não autorizada e sem a consulta de prontidão de duas horas. Dois meses depois, a SpaceX submeteu uma solicitação para uma fazenda de propelentes de foguete recém-construída para seu lançamento em 28 de julho de 2023 no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Mais uma vez, a FAA não aprovou a modificação, mas a fazenda foi utilizada durante o lançamento agendado.
A SpaceX enfrenta duas multas de $175.000 pelas violações de 18 de junho e uma multa de $293.009 pela violação de 28 de julho. A SpaceX tem 30 dias para responder às acusações por escrito. A empresa espacial pode optar por realizar uma conferência informal com um advogado da FAA ou enviar informações adicionais à FAA para defender seu caso. Uma lista completa dos procedimentos de aplicação de multas da FAA está disponível no site da administração.
Isso não impediu que o CEO da SpaceX e auto-intitulado “Technoking of Tesla”, Elon Musk, se manifestasse sobre como pretende lidar com as multas propostas pela FAA. Musk postou no X que “a SpaceX irá processar a FAA por excesso regulatório.”
Redação Confraria Tech
Referências:
FAA wants to impose more than $630K in fines for SpaceX launch violations