Os promotores alegam que Lowe sabia desde o início que o plano “ilimitado” de $9,95 da empresa era um truque de curto prazo para atrair assinantes e inflar o estoque. Ele também é acusado de fazer declarações falsas em comunicados à imprensa, entrevistas e arquivamentos da SEC sobre a viabilidade de longo prazo da MoviePass.
Essas declarações incluíam supostamente mentir sobre a capacidade da empresa de se tornar lucrativa apenas com as taxas de assinatura e de ter tecnologia que poderia gerar receita a partir dos dados dos clientes. Ele também afirmou que a MoviePass estava lucrando com diversas fontes de receita, apesar de não ter nenhuma renda além das assinaturas.
Os promotores também acusaram Lowe e Ted Farnsworth, ex-CEO da empresa controladora da MoviePass, Helios and Matheson, de impedir os assinantes de receberem o que lhes foi prometido pela assinatura “ilimitada”. A empresa chegou a um acordo com a FTC em 2021 por alegações de que invalidou intencionalmente as senhas dos assinantes para congelar suas contas, bloqueando sua capacidade de obter os ingressos prometidos pelo serviço. A MoviePass e sua empresa controladora declararam falência em 2020.
Embora nenhuma data de sentença tenha sido marcada, Lowe está em liberdade sob fiança e tem uma audiência marcada em Miami para março de 2025. O ex-executivo de 72 anos enfrenta um máximo de cinco anos de prisão federal.
“O Mitch é um bom homem que está buscando seguir em frente com sua vida”, afirmaram os advogados de Lowe, Margot Moss e David Oscar Markus, em comunicado à Variety. “Ele assumiu a responsabilidade por suas ações neste caso e continuará tentando reparar as coisas.”
Enquanto isso, Farnsworth ainda está sob custódia. Ele inicialmente havia sido libertado sob fiança de $1 milhão, que foi revogada em agosto de 2023, depois que as autoridades o acusaram de usar indevidamente quase $300.000 em fundos da empresa. O ex-namorado de Farnsworth, que ele conheceu em um site de acompanhantes, recebeu $147.000 e um Cadillac no valor de $144.000; depois que o casal se separou, as autoridades afirmam que ele acusou falsamente seu ex de roubar o veículo.
Redação Confraria Tech
Referências:
Former MoviePass CEO reportedly pleads guilty to securities fraud