O Hóspede Noturno, de Hildur Knútsdóttir
Qualquer pessoa que conviva com uma doença crônica de difícil diagnóstico e tenha passado pelo desgastante processo de tentar obter o tratamento adequado pode dizer que, às vezes, é um pesadelo vivo. Defender a si mesmo, lutar para ser levado a sério; é algo com que lidei a maior parte da minha vida como uma pessoa com doenças autoimunes. Então, quando li a descrição do romance de horror psicológico de Hildur Knútsdóttir, O Hóspede Noturno, isso ressoou imediatamente comigo:
Iðunn está em mais um consultório médico. Ela sabe que sua fadiga constante é um sinal de que algo não está certo, mas os médicos ignoram seus sintomas e os exames de sangue não revelaram nenhuma causa. Quando ela fala com amigos e familiares sobre isso, a resposta é a mesma – você tentou comer melhor? fazer mais exercícios? estabelecer uma rotina noturna? Ela tenta seguir seus conselhos, comprando de vitaminas a comprimidos para dormir e um relógio contador de passos. Nada ajuda. Até que uma noite Iðunn adormece com o relógio no pulso e acorda para descobrir que andou mais de 40.000 passos durante a noite… O que está acontecendo quando ela está dormindo?
O Hóspede Noturno é uma leitura curta e envolvente que aborda um assunto que realmente vai tocar algumas pessoas. Eu basicamente o devorei.
A Terra é Excepcional? A Busca pela Vida Cósmica, de Mario Livio e Jack Szostak
A origem da vida e a questão de sua existência em outros lugares é um tema que considero infinitamente interessante (como evidenciado pela frequência com que livros sobre isso aparecem entre essas recomendações). Em seu novo livro, A Terra é Excepcional? A Busca pela Vida Cósmica, o astrofísico Mario Livio e o biólogo ganhador do Prêmio Nobel Jack Szostak examinam o que sabemos sobre as coisas que tornam a vida possível – os blocos de construção da vida – e exploram como eles poderiam ter surgido na Terra e, hipoteticamente, em outros lugares. No cerne do mistério está a ainda não respondida questão de se a vida veio a existir como resultado de um acidente fortuito.
Como os autores escrevem em sua introdução, “Mesmo com o enorme progresso científico que testemunhamos nas últimas décadas, ainda não sabemos se a vida é um acidente químico extremamente raro, o que nos faria estar sozinhos em nossa galáxia, ou uma inevitabilidade química, o que potencialmente nos faria parte de um enorme conjunto galáctico.”
Em Direção ao Não Ser, de Zac Thompson, Hayden Sherman
Em 2034, como imaginado em Em Direção ao Não Ser, a Terra está muito além do ponto de inflexão das mudanças climáticas. O planeta foi devastado por desastres naturais e espécies têm morrido em massa. Procurando por qualquer coisa que possa ajudar a melhorar a situação do mundo, uma equipe de cientistas climáticos do Instituto Científico para Ecologia Nascente e Mundos (SINEW) se aventura para explorar o que parece ser um ambiente totalmente novo que surgiu do nada perto de seu acampamento no deserto australiano. Mas eles não estão preparados para o que encontram.
Em Direção ao Não Ser é uma nova e envolvente série de ficção científica que entrelaça o horror cósmico. O primeiro número saiu no início do verão, e a Parte Um acabou de ser concluída esta semana com o número quatro. Se você gostou de O Reinado dos Catadores ou da Trilogia Comando Sul, provavelmente vai curtir Em Direção ao Não Ser. A arte por si só vai te envolver completamente.
Este artigo foi originalmente publicado no Engadget em https://ift.tt/rPkvUCl.
Referências:
What to read this weekend: The Night Guest, Is Earth Exceptional? and Into the Unbeing