Em abril, a Comissão Europeia designou o iPadOS como um “serviço de plataforma central”, o que significa que, assim como o iOS, a App Store e o Safari, o sistema operacional está sujeito a regras mais rígidas no âmbito do Digital Markets Act do bloco. Como observa o TechCrunch, a Apple teve seis meses para atualizar o iPadOS para que ele cumprisse o DMA, o que incluía a abertura da plataforma para lojas de aplicativos de terceiros.
A Epic Games já se comprometeu a trazer sua loja de aplicativos para o iPadOS, o que significa que as pessoas na UE deverão ser capazes de jogar Fortnite e Fall Guys nativamente em iPads compatíveis em um futuro próximo. Várias outras lojas de aplicativos de terceiros chegaram ao iOS na UE desde que a Apple adicionou suporte oficial em março.
Embora lojas como AltStore PAL e Epic Games Store não estejam sujeitas às políticas usuais de revisão de aplicativos da Apple, a empresa as notariza por motivos de segurança. Os desenvolvedores de lojas de aplicativos de terceiros também precisam pagar uma taxa de tecnologia central para a Apple assim que atingirem determinados limites (a UE abriu uma investigação sobre essa taxa em março).
Outra mudança importante que chega aos iPads com o lançamento do iPadOS 18 é subterrânea, mas que pode mudar fundamentalmente a forma como os usuários da UE navegam na web em seus iPads. A Apple permitirá que navegadores de terceiros usem seus próprios motores no iPadOS, em vez de terem que empregar o WebKit da Apple. Isso significa que empresas como Mozilla e Google poderão oferecer versões do Firefox e Chrome para iPad que funcionem em sua própria tecnologia.
Redação Confraria Tech
Referências:
iPads will support third-party app stores in Europe starting September 16