O relatório da NASEM foi escrito por um painel de especialistas em aeroespacial e descreve o que vê como um possível “futuro vazio” para a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA). Ele aborda questões de subfinanciamento devido a “uma ênfase nacional em declínio a longo prazo na aeronáutica e no espaço civil”, uma afirmação com a qual a própria NASA está ciente e concorda. O relatório também observa que os problemas da NASA vão muito além de ter financiamento suficiente para realizar suas missões e operações.
Algumas das “principais descobertas” do relatório sugerem áreas de preocupação que poderiam afetar o futuro da agência espacial. Estas incluem um foco em “medidas de curto prazo sem consideração adequada para necessidades e implicações de longo prazo”, dependência de “contratos de compra de serviços baseados em marcos” e ineficiência devido a “operações comerciais lentas e burocráticas”. O relatório também levantou preocupações sobre a atual geração de talentos sendo absorvida por empresas aeroespaciais privadas, e a próxima geração de engenheiros não recebendo uma base de conhecimento adequada devido aos nossos sistemas escolares públicos subfinanciados. Finalmente, o relatório afirma claramente que a infraestrutura da NASA “já está muito além de sua vida útil de design”.
Essas e outras questões podem levar a problemas ainda mais sérios. Norman Augustine, ex-CEO da Lockheed Martin e autor principal do relatório, disse ao The Washington Post que a dependência do setor privado poderia erodir ainda mais a força de trabalho da NASA, reduzindo seu papel para apenas supervisão, em vez de resolução de problemas.
O Congresso poderia alocar mais fundos para a NASA para abordar essas preocupações, mas isso não é provável, uma vez que está constantemente lutando para evitar paralisações do governo. Em vez disso, Augustine diz que a NASA poderia se concentrar em priorizar seus esforços em metas e iniciativas mais estratégicas.
Redação Confraria Tech
Referências:
A new report raises concerns about the future of NASA