Essa funcionalidade parecia feita sob medida para mim. Eu escrevo músicas. Eu toco violão. Faço tudo o que a mulher do comercial faz, incluindo abrir a geladeira tarde da noite sem motivo real.
Então a realidade bateu. Esta não é uma atualização de software que chegará a todos os modelos de iPhone. Está vinculada ao ultra-premium iPhone 16 Pro, que começa em US$ 1.000. Não tenho interesse em fazer upgrade agora, então o sonho de cantar sobre uma faixa de violão diretamente no aplicativo Voice Memos morreu antes mesmo de começar.
Por que essa funcionalidade específica está restrita ao iPhone 16 Pro? É uma função simples de gravação multifaixa. Pelo anúncio, parece que o aplicativo nem consegue sobrepor mais do que duas faixas por vez. Isso não pode ser tão exigente para o chip A18 Pro, especialmente quando o telefone também pode lidar com gravação de vídeo 4K/120 FPS em Dolby Vision.
O Pro Tools, uma popular estação de trabalho de áudio digital, foi introduzido pela primeira vez em 1991. Isso foi dois anos antes de a Intel lançar o chip Pentium. Os computadores daquela época não tinham problemas para sobrepor faixas. Para efeito de comparação, o chip A17 Pro do ano passado tinha cerca de 19 bilhões de transistores. Um chip Pentium original tinha cerca de três milhões. Em outras palavras, um chip de smartphone moderno é cerca de 6.300 vezes mais poderoso do que um PC baseado em Pentium de 1993.
Então, vamos sobrepor faixas no Voice Memos, Apple! Não pode ser tão complicado. Tenho usado aplicativos dedicados de gravação multifaixa desde o iPhone 3. A Apple inclui o GarageBand em todos os iPhones. Tanto o GarageBand quanto aplicativos de gravação de terceiros têm seu lugar, com certeza, mas nada supera a rapidez e facilidade de uso do Voice Memos. Seria ótimo poder fazer uma demo acústica rápida e simples de uma música e enviá-la para alguém sem ter que lidar com uma interface bastante complicada.
Sim. Vejo o elefante na sala. Há uma parte do anúncio que tenho evitado. A mulher grava a camada vocal sobre a faixa de violão sem usar fones de ouvido. Ela simplesmente cantou no telefone enquanto estava em frente à geladeira. Isso é algo que os Pentiums antigos não poderiam fazer. Há alguma magia na disposição do microfone, juntamente com algoritmos de aprendizado de máquina que reduzem ruídos ambientais indesejados. O iPhone 16 Pro tem um novo conjunto de microfones, então entendo que os modelos mais antigos talvez não consigam lidar com essa parte específica da equação.
Mas quem se importa? É uma funcionalidade realmente interessante. E completamente desnecessária. Se você está lendo isso, provavelmente já está usando fones de ouvido ou tem alguns por perto. Grave a primeira faixa sem os fones de ouvido. Grave a camada secundária usando fones de ouvido. Pronto. Problema resolvido. Você até pode fazer isso em frente à geladeira.
Além disso, tanto o iPhone 16 básico quanto o Pro suportam o Audio Mix, que permite ajustar vários níveis de som de várias fontes após a captura de vídeo. Isso é feito sem os novos microfones de estúdio do iPhone 16 Pro e parece reduzir o ruído ambiente de maneira semelhante. Então, poderia ser possível que haja uma solução de software aqui para lidar até mesmo com esse elefante na sala. Afinal, a empresa credita “poderosos algoritmos de aprendizado de máquina” para essa tecnologia – se pode apagar ruídos de vento ambiental, com certeza pode lidar com música tocando ao fundo.
Então, mais uma vez estou pedindo à Apple para permitir que o restante de nós brinque com a gravação multifaixa no Voice Memos. Não há motivo para que todos os modelos mais antigos de iPhone não consigam criar um simples arquivo wav de duas faixas de guitarra/vocal. Inclua a funcionalidade em uma atualização de software. Ouvi dizer que há uma para o iOS 18 chegando em breve, e outra para a Apple Intelligence depois disso.
Redação Confraria Tech.
Referências:
I don’t get why Apple’s multitrack Voice Memos require an iPhone 16 Pro