O P-6 pode armazenar até 48 samples de uma vez, divididos em oito bancos de seis pads. Há quatro taxas de amostragem disponíveis para atender diferentes preferências, embora a memória interna seja um pouco limitada. O teclado permite cortar e acionar essas amostras rapidamente, além de tocar amostras de forma polifônica.
Como muitos gadgets musicais modernos, o Aira Compact P-6 é um verdadeiro faz-tudo. O sampling é a principal característica, é claro, mas este dispositivo inclui também um motor de síntese granular e um sequenciador de 64 passos. Este sequenciador é bastante rico em recursos, com opções interessantes como sequenciamento off-grid, sub-passos, microtemporização e muito mais. Você até pode manipular as amostras em tempo real durante a sequência, para fins de improvisação.
Além disso, há muitos efeitos para personalizar cada amostra. Estes incluem um simulador de vinil, um looper, um phaser, um ressonador e um emulador lo-fi, entre outros. O motor de síntese granular permite ainda mais oportunidades de “design sonoro microscópico”, com a capacidade de desafinar amostras e ajustar a forma do grão.
Se a ideia de manipular amostras em um dispositivo pequeno te deixa nervoso, a Roland oferece um pacote de software dedicado chamado SampleTool. Isso traz ainda mais recursos à mesa, como downsampling, remoção de cliques e edição precisa.
A bateria deve durar cerca de três horas por carga, então certifique-se de levar um carregador consigo enquanto estiver por aí. O Aira Compact P-6 custa $220 e já está disponível. Como o nome sugere, este sampler é um produto irmão do restante da linha Aira Compact, que são todos gadgets bastante diminutos. Há uma máquina de bateria, alguns sintetizadores, um vocoder e muito mais.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Roland just released an (almost) pocket-sized sampler with a built-in mic