Durante este verão, a missão principal da NASA para estudar a lua gelada de Júpiter, Europa, correu o risco de perder sua janela de lançamento. Em maio, engenheiros levantaram preocupações de que os transistores instalados em toda a espaçonave pudessem ser suscetíveis a danos causados pela radiação, uma ameaça onipresente para qualquer sonda que esteja dando voltas ao redor de Júpiter. Os transistores estão embutidos na circuitaria da espaçonave e são responsáveis por aproximadamente 200 aplicações únicas, muitas das quais são fundamentais para manter a missão operando enquanto orbita Júpiter e sobrevoa repetidamente Europa, investigando a lua congelada com nove instrumentos científicos.
Os transistores da espaçonave Europa Clipper já estão instalados, e removê-los para inspeções ou substituições atrasaria o lançamento da missão até o final do próximo ano. A Europa Clipper tem uma janela de lançamento de 21 dias, a partir de 10 de outubro, para começar sua jornada para o sistema solar externo.
A equipe da missão tem trabalhado diligentemente para resolver esses desafios técnicos e garantir que a Europa Clipper esteja pronta para lançamento dentro da janela de tempo disponível.
Redação Confraria Tech.
Referências:
NASA will proceed with final preps to launch Europa Clipper next month