O relatório da Kantar, baseado em entrevistas com 18.000 consumidores e 1.000 profissionais de marketing de todo o mundo, destaca o quanto o negócio de publicidade da X declinou desde que Elon Musk assumiu a empresa. Nos últimos ano e meio, a plataforma viu inúmeros anunciantes de alto perfil interromperem ou diminuirem seus gastos devido a preocupações com discursos de ódio e outros conteúdos tóxicos.
Musk também antagonizou grandes anunciantes, dizendo que as marcas preocupadas com discursos de ódio deveriam “ir se danar”. Ele também acusou os anunciantes de “chantagem” e recentemente processou um grupo da indústria e várias empresas globais por conduzirem um “boicote ilegal” à plataforma. Vale ressaltar que a Kantar descobriu que apenas 4% dos profissionais de marketing acreditam que a X é segura para as marcas.
A X não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. A empresa disse ao Financial Times que “os anunciantes sabem que a X agora oferece capacidades de segurança, desempenho e análise de marca mais fortes do que nunca, enquanto observa níveis de uso em alta histórica.”
Redação Confraria Tech
Referências:
Report: A quarter of X advertisers plan to cut spending next year