Os PCs Copilot+ incluem recursos como Legendas ao Vivo (geração de legendas em tempo real, incluindo traduções), Cocriador no Paint (geração de imagens com base em prompts), edição de imagens Windows Studio Effects (desfoque de fundo, ajuste de contato visual e enquadramento automático) e ferramentas de IA em Fotos. De particular interesse para os jogadores está o Auto Super Resolution, um concorrente do Nvidia DLSS que aumenta a resolução gráfica e as taxas de atualização em tempo real sem prejudicar o desempenho.
Os PCs de IA também incluirão eventualmente o Recall, a linha do tempo pesquisável da atividade do PC da Microsoft. Este recurso foi adiado para aprimorar a segurança após uma reação inicial. A empresa afirmou que o Recall revisado começará a ser disponibilizado para testadores beta em outubro.
Processadores Intel da série 200V, revelados hoje, incluem uma poderosa unidade de processamento neural (NPU) que suporta até 48 TOPS (operações tera por segundo) para modelos e ferramentas de IA processados localmente. Com até 32GB de memória integrada, o 200V é “o processador x86 mais eficiente de todos os tempos”, segundo a Intel, com 50% a menos de consumo de energia no pacote.
Pavan Davuluri, líder de Windows e dispositivos da Microsoft, confirmou que os novos chips da Intel suportarão o Copilot+. “Todos os designs com processadores da série Intel Core Ultra 200V e executando a versão mais recente do Windows são elegíveis para receber recursos de PC Copilot+ como uma atualização gratuita a partir de novembro”, disse Davuluri no evento de lançamento da Intel na IFA, na Alemanha.
Enquanto isso, de acordo com uma postagem no blog do Windows, os chips Ryzen AI 300 da AMD, revelados no início deste verão, também receberão recursos do Copilot+ em novembro. As NPUs nos chips da AMD podem atingir até 50 TOPS para desempenho de IA e têm 16% mais desempenho geral do que seus predecessores.
Os primeiros PCs Copilot+ chegaram em junho, alimentados pelo chip Snapdragon X Elite da Qualcomm. O lote inicial de PCs baseados em Arm inclui laptops e 2 em 1 da Microsoft, Acer, HP, Lenovo, Samsung, Asus e Dell.
Redação Confraria Tech
Referências:
Copilot+ features are coming to AI PCs powered by Intel and AMD’s latest chips