Bluesky adicionou 2 milhões de novos usuários em uma semana após a proibição do X no Brasil.


0

Durante uma postagem em sua própria rede social, o Bluesky revelou que conquistou dois milhões de novos usuários na última semana, um crescimento significativo em um curto período de tempo para uma plataforma que possui cerca de 8,4 milhões de usuários no total. A mesma postagem inclui uma tradução em português do anúncio, muito provavelmente porque uma grande parte desses novos usuários é do Brasil. Como lembrança, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, recentemente ordenou que os provedores de serviços de internet do país bloqueassem o X, depois que o site anteriormente conhecido como Twitter se recusou a banir contas específicas acusadas de disseminar desinformação.

Moraes também ordenou que a Apple e o Google removessem o X de suas lojas de aplicativos e que as pessoas pegas usando VPN para acessar o site fossem multadas em R$50.000 ($8.900). O Supremo Tribunal Federal do Brasil acabou de confirmar a proibição do X, após seus juízes votarem unanimemente a favor da medida, de acordo com a BBC. O proprietário do X, Elon Musk, acusou Moraes de destruir a democracia “por motivos políticos”. O site também criou um novo perfil chamado “Arquivos de Alexandre”, que disse que lançaria luz “sobre os abusos da lei brasileira cometidos por Alexandre de Moraes”.

Após o X se tornar inacessível no Brasil, os usuários do país encontraram novos espaços em outras plataformas. O Bluesky registrou um grande aumento no número de curtidas e postagens diárias únicas, assim como no número de seguidores únicos, nos últimos dias de agosto. Embora o site ainda não seja tão robusto quanto o Twitter, recentemente insinuou que sua próxima grande atualização do aplicativo virá com recursos de vídeo, o que poderia ajudar a manter seus novos usuários.

O Bluesky é uma rede social descentralizada que foi fundada em 2019 pelo fundador do Twitter, Jack Dorsey. O site foi lançado como uma rede social apenas por convite, mas finalmente foi aberto ao público no início deste ano. Também introduziu novos recursos que a maioria dos usuários procuraria se estivesse decidida a deixar o X, incluindo mensagens diretas. Embora as DMs funcionassem apenas entre dois usuários no lançamento, o site prometeu implementar mensagens em grupo, suporte a mídia e criptografia de ponta a ponta “no futuro”. No entanto, Dorsey saiu do conselho do Bluesky em maio e posteriormente afirmou que o site estava “literalmente repetindo todos os erros” que cometeu ao administrar o Twitter.

Referências:
Bluesky added 2 million new users in a week following Brazil’s X ban


Like it? Share with your friends!

0
admin