Starlink está se recusando a cumprir a proibição X do Brasil.


0

Após a determinação da Suprema Corte do país para que os provedores de serviços de internet bloqueassem o acesso ao X, a plataforma ficou praticamente inacessível no país até domingo à noite. Desde então, as únicas maneiras de acessar o X têm sido por meio de VPNs (para aqueles dispostos a correr o risco de multas elevadas) e através do Starlink, o serviço de internet via satélite também administrado pelo proprietário do X, Elon Musk.

O presidente da agência de telecomunicações do Brasil, Anatel, afirmou que o Starlink se recusou a cumprir a ordem judicial até que as autoridades liberassem seus ativos congelados, segundo o The New York Times. Alexandre de Moraes, o ministro da Suprema Corte que tem atuado contra o X, também bloqueou as contas bancárias locais do Starlink, que é uma subsidiária da SpaceX. Moraes, que acusa o X de disseminar discursos de ódio e desinformação, teria feito isso com o intuito de arrecadar 3 milhões de dólares em multas aplicadas ao X por ignorar suas ordens para bloquear determinadas contas.

O Starlink solicitou à corte que desbloqueasse seus ativos, mas o pedido foi negado. Musk chamou o congelamento das contas do Starlink de “ilegal”, argumentando que a SpaceX e o X são entidades separadas, alegando que ele possui 40% da primeira.

Há cerca de 250.000 clientes do Starlink no Brasil. O serviço tem sido popular em áreas rurais e entre tribos indígenas na Amazônia. O Starlink se comprometeu a fornecer acesso gratuito à internet para seus clientes brasileiros enquanto suas contas no país permanecerem bloqueadas.

Se o Starlink mantiver sua posição em relação ao X, o Brasil poderá revogar a licença do serviço de internet. Caso continue operando após isso, as autoridades poderão confiscar equipamentos de 23 estações terrestres. Os equipamentos ajudam o Starlink a melhorar a qualidade de suas conexões via satélite.

Enquanto isso, a maioria do painel da Suprema Corte confirmou a proibição do X, emitida após Musk desafiar várias de suas ordens, em um julgamento na segunda-feira. O X terá o direito de recorrer da decisão. O painel também aprovou uma ordem de Moraes para multar qualquer pessoa pega usando uma VPN para acessar o X no Brasil, com uma multa diária de 50.000 reais.

Redação Confraria Tech

Referências:
Starlink is refusing to comply with Brazil’s X ban


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format