Enquanto a linguagem visual é inspirada em Asteroids, o jogo se assemelha um pouco a Vampire Survivors, já que sua arma dispara automaticamente contra o inimigo, mas sua agência é ainda mais limitada, já que você não pode se mover para onde quiser. No início, pressionar o botão irá reverter a direção da sua nave enquanto você tenta evitar ataques (geralmente, você pode sofrer danos três vezes antes de perder uma luta). Mas ir na direção oposta significa diminuir tanto seu movimento quanto a taxa de disparo. Isso adiciona uma dinâmica interessante para descobrir a sua abordagem: jogar o mais seguro possível e levar mais tempo para derrotar um inimigo, ou correr mais riscos e tentar vencer o mais rápido possível para subir no placar.
Conforme você avança, desbloqueará diferentes armas e habilidades de movimento, assim como esquemas de cores diferentes. Você pode escolher sua carga para cada rodada. Em termos de movimento, você pode optar por segurar o botão para atravessar os ataques inimigos sem sofrer danos, ou mantê-lo pressionado para aumentar a velocidade e acelerar na direção oposta. Em relação a causar dano, você pode optar por um laser que se torna mais poderoso conforme você pega faíscas ou uma arma de coleta que só dispara quando você encontrar um item na trilha. Experimente para descobrir o que funciona melhor para você.
Além da campanha, há um modo roguelite separado chamado Rifts & Developments que randomiza ataques e layouts inimigos (é possível memorizar os ataques nos níveis da campanha). Aqui, você tem um total de três vidas e elas não são reabastecidas entre as rodadas, a menos que você escolha uma atualização que permita fazê-lo. Nada é transferido do modo roguelite para a campanha, exceto a experiência, então se estiver preso em um chefe e estiver perto de desbloquear uma nova arma, você pode alternar para ganhar mais experiência e expandir seu arsenal.
One Btn Bosses é desafiador, mas nunca parece injusto. Os ataques inimigos são claros, graças à direção de arte limpa. Não senti que fui encurralado entre os ataques inimigos, tornando a perda de uma vida inevitável – aos meus olhos, todo o dano que sofri foi culpa minha.
De certa forma, One Btn Bosses me lembra os primeiros dias do Twitter, em que só se podia ser criativo na plataforma dentro das restrições de uma única mensagem de 140 caracteres. A limitação que o estúdio, Midnight Munchies, impôs a si mesmo aqui forçou os desenvolvedores a encontrarem maneiras inventivas de tornar One Btn Bosses envolvente ao longo de sua duração.
Um ponto a se observar: este é um dos primeiros jogos a receber apoio da Outersloth, um projeto paralelo do desenvolvedor de Among Us, Innersloth. A ideia por trás da Outersloth é oferecer aos desenvolvedores independentes um modelo alternativo de financiamento e ajudar a produzir “jogos divertidos, originais e inteligentes”. One Btn Bosses certamente se encaixa nesse perfil.
One Btn Bosses já está disponível no Steam.
Redação Confraria Tech
Referências:
One Btn Bosses gets a ton of mileage from single-button gameplay