“O Painel de Controle é um recurso que faz parte do Windows há muito tempo. Ele fornece um local centralizado para visualizar e manipular configurações e controles do sistema”, explica a página de suporte. “Através de uma série de applets, é possível ajustar várias opções que vão desde a hora e a data do sistema até as configurações de hardware, configurações de rede e muito mais. O Painel de Controle está em processo de desativação em favor do aplicativo Configurações, que oferece uma experiência mais moderna e simplificada.”
Isso não será novidade para quem acompanhou o desenvolvimento do Windows ao longo da última década. O aplicativo Configurações foi introduzido inicialmente no Windows 8 em 2012 como uma alternativa amigável para telas sensíveis ao toque para alguns dos applets do Painel de Controle, mas durante a era do Windows 10, começou a adotar mais e mais configurações do Painel de Controle e, quando o Windows 11 foi lançado, era completo o bastante para servir como substituto completo do Painel de Controle na maior parte do tempo, com algumas exceções feitas para alterações especialmente obscuras (e para aqueles que simplesmente preferem os Velhos Caminhos).
Os usuários podem ver a transição do Painel de Controle para o aplicativo Configurações como parte de um esforço contínuo da Microsoft para simplificar e modernizar a experiência do usuário no Windows, tornando as configurações e controles mais acessíveis e fáceis de usar. A mudança para o aplicativo Configurações também pode indicar um olhar para o futuro, com a Microsoft buscando continuamente inovar e melhorar a forma como os usuários interagem com o sistema operacional.
Redação Confraria Tech
Referências:
Microsoft formally deprecates the 39-year-old Windows Control Panel