Em 2020, a Epic tentou contornar a comissão que a Apple e o Google cobram pelas compras dentro do aplicativo, dizendo aos jogadores do Fortnite no iOS e Android que poderiam economizar dinheiro comprando a moeda V-Bucks diretamente do desenvolvedor. Apple e Google removeram o Fortnite de suas lojas, tornando o jogo inutilizável em suas plataformas, já que a Epic não podia mais atualizá-lo para manter a paridade com as versões de console e PC. A Epic processou rapidamente as duas empresas, dando início a batalhas legais que ainda estão em andamento hoje.
Mas a UE abriu as portas para o retorno do Fortnite ao iOS no bloco com a entrada em vigor da Lei dos Mercados Digitais este ano. (Como o Android é uma plataforma mais aberta, a Epic pode disponibilizar sua loja e o Fortnite em todo o mundo lá.) A Epic anunciou no início de 2024 que traria sua loja de jogos e o Fortnite para o iOS na UE este ano. Após mais polêmicas da Epic quando a Apple rejeitou duas vezes a loja de aplicativos, esta última finalmente aprovou uma versão do Epic Games Store para iOS em julho.
Junto com o retorno oficial do Fortnite em dispositivos móveis, a Epic Games Store está trazendo o Fall Guys para iOS e Android pela primeira vez. A versão móvel do excelente jogo de batalha real de plataforma tem quase total paridade com as versões de console e PC — o modo de criação de níveis não está disponível no iOS ou Android por enquanto. Caso contrário, o jogo suporta jogo cruzado e progressão cruzada completa com as outras versões, já que tudo é sincronizado por meio de sua conta da Epic.
Rocket League Sideswipe, um spin-off móvel do Rocket League, também está disponível via Epic Store no iOS e Android. A Epic planeja trabalhar com outros desenvolvedores para trazer seus títulos para a loja no futuro.
Além disso, a Epic está disponibilizando seus jogos em outras lojas de aplicativos de terceiros, começando com a AltStore PAL hoje. Também planeja fazer o mesmo na loja iOS da Aptoide na UE, na ONE Store no Android e em outras lojas de aplicativos.
“O jogo está virando e o ecossistema móvel finalmente está se abrindo para a concorrência. Somos gratos à Comissão Europeia por tornar possível lançar a Epic Games Store e oferecer nossos jogos aos usuários de iOS na União Europeia”, disse o fundador e CEO da Epic Games, Tim Sweeney, em comunicado. “Agora, os usuários de iOS na Europa e todos os usuários de Android podem acessar nossa loja e jogos, como sempre puderam fazer em plataformas abertas como PC e Mac. A luta está longe de acabar, mas este é um progresso tangível para os desenvolvedores e consumidores que podem começar a se beneficiar da concorrência e da escolha.”
Enquanto isso, estou ansioso para voltar ao Fortnite, em parte porque nos últimos anos o apelido do meu iPhone tem sido Doutor Destino, também conhecido como o vilão da Marvel que é a figura central da nova temporada. Além disso, espero sinceramente que a Epic atenda ao que as pessoas realmente querem em breve: um emote da dança “Hot To Go!” de Chappell Roan no Fortnite. Eu prontamente gastaria todos os V-Bucks que tenho nisso.
Redação Confraria Tech
Referências:
Fortnite returns to iOS in the EU as the Epic Games Store debuts on mobile