Um grupo político falso que recrutou um candidato real em Montana foi banido no Facebook.


0

A mais recente rodada de suspensões de contas da Meta incluiu um grupo político falso que administrava dezenas de contas fictícias na tentativa de recrutar americanos para concorrer a cargos políticos. A rede social detalhou o esquema em seu último relatório sobre comportamento coordenado inautêntico em sua plataforma.

De acordo com a Meta, as contas falsas, páginas e grupos do Facebook tentavam promover um grupo político fictício chamado “Projeto Patriots Run”, que encorajava as pessoas a desafiar as “elites” republicanas e democratas concorrendo a cargos políticos. Ao todo, a Meta descobriu 124 contas do Facebook, páginas e grupos, além de três contas do Instagram. O grupo mirava principalmente pessoas no Arizona, Michigan, Nevada, Ohio, Pensilvânia, Wisconsin e Carolina do Norte, e gastou US$ 50.000 em anúncios no Facebook.

O Instituto para o Diálogo Estratégico, uma organização sem fins lucrativos que pesquisa desinformação e extremismo, havia compartilhado detalhes sobre o Projeto Patriots Run e sua presença no Facebook anteriormente. Segundo eles, o grupo “pediu aos seguidores que concorressem a cargos políticos com uma plataforma pró-Trump e anti-establishment, focada em muitas das mesmas questões que motivam o movimento de direita: direitos de armas, segurança de fronteiras, ‘valores tradicionais’ e combate à fraude eleitoral”.

Não está claro quem estava por trás da campanha bizarra. A Meta afirmou em seu relatório que “encontrou vínculos com indivíduos associados a uma entidade nos EUA chamada RT Group”, mas não deu mais detalhes. Os pesquisadores da empresa observaram que o grupo era relativamente hábil em se disfarçar. Eles usaram contas falsas “adquiridas” de Bangladesh e contaram com proxies para parecer que viviam nos estados que miravam.

Embora os pesquisadores da Meta tenham dito que conseguiram interromper o grupo antes que ele estabelecesse uma grande audiência em sua plataforma, o Politico relatou que o grupo foi bem-sucedido ao recrutar um homem de Montana para concorrer ao Congresso, embora não esteja claro se ele interagiu com o grupo no Facebook. Durante uma coletiva de imprensa, a Meta observou que o Projeto Patriots Run também estava ativo no X e que seus sites ainda estão online.

Os pesquisadores da empresa também compartilharam mais sobre o que estão rastreando antes das eleições presidenciais dos EUA. Assim como em outras eleições recentes, grupos baseados na Rússia provavelmente visarão o público dos EUA no Facebook, de acordo com David Agranovich, diretor de política de segurança da Meta para interrupção de ameaças. “Acredito que devemos esperar tentativas russas de direcionar debates relacionados às eleições, especialmente quando envolvem apoio à Ucrânia”, disse Agranovich. “Esperamos que campanhas baseadas na Rússia promovam comentários de apoio a candidatos que se oponham ao auxílio à Ucrânia e critiquem aqueles que defendem o auxílio à defesa da Ucrânia.”

Redação Confraria Tech

Referências:
A fake political group that recruited a real candidate in Montana got banned on Facebook


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format