Sou um grande fã do Taskmaster. O programa de TV do Reino Unido coloca cinco comediantes (ou celebridades engraçadas) contra tarefas ridículas que são arbitrariamente pontuadas pelo próprio Taskmaster.
Dado que as tarefas envolvem pensamento lateral e movimento físico, a princípio, o programa de TV era ideal para uma versão de realidade virtual (VR). Imagine o Job Simulator com mais tensão, piadas internas e excentricidade britânica. Infelizmente, o Taskmaster VR não oferece a diversão e o charme do programa. Dois pontos.
Depois de ter sido anunciado (e disponível para adicionar à lista de desejos) no início deste ano, o jogo foi lançado na semana passada no Steam, Meta Quest 2 e 3, e Pro. Joguei brevemente o jogo no Quest 2, a opção de menor potência, antes de mudar para as telas mais nítidas do Quest 3.
Você vai querer jogá-lo em um headset como o Quest 3 ou melhor. O Quest 2 básico deixa tudo muito granulado. Mas esse não é o maior problema. O problema é que não é um ótimo jogo de VR. A detecção de colisão é rudimentar e, embora não seja o primeiro título de VR culpado disso, o controle fino exigido pelas tarefas do jogo torna as coisas difíceis.
Por exemplo, o primeiro jogo envolve fazer um sanduíche, atendendo ao pedido excêntrico de Alex, montando-o e colocando-o no prato, pronto para ser julgado. No entanto, você tem que fazer tudo isso com um par de espátulas. Abrir uma geladeira com uma espátula na vida real já é desafiador o suficiente; no mundo virtual, às vezes parecia mais sorte do que destreza conseguir encaixar aquela fatia de bacon no meu sanduíche.
Em outro jogo, eu tinha que lançar um ovo o mais longe possível e fazê-lo cair em uma frigideira. Eu lutei para manter a frigideira no mesmo lugar enquanto construía uma rampa mal planejada de canos, caixas e latas de lixo. A física do jogo é tão simplista que a maioria das superfícies dos objetos se comportam da mesma forma. E minha frigideira escorregou para o chão. Novamente e novamente. Você pode agachar no Taskmaster VR – quando você deixar a frigideira cair novamente –, mas o motor de física transmite um grau de momentum quando você aperta o botão para ficar de pé novamente, adicionando um ‘salto’ a qualquer coisa em sua mão.
Muitos dos jogos são multiestágios e expansivos, o que apreciei. Voltando à tarefa do sanduíche, alguns ingredientes precisam ser cozidos – e você terá que ligar os queimadores do fogão para isso. Depois de fazer seu sanduíche, Greg, o Taskmaster, irá escrutinar o resultado. Uma fatia de pão? Ele vai fazer um discurso sobre sanduíches abertos. Prato errado? Sua pontuação será penalizada novamente. Algo não comestível? Ele irá notar.
Também há referências de easter egg para o programa em todos os lugares, desde o tutorial. Olhe pelas janelas; até mesmo as plantas e o jardim estão repletos de itens e referências que apenas um fã do Taskmaster entenderia. Será que os americanos acham que todos os britânicos (eu sou britânico) são tão excêntricos? Espero que sim.
Em outro jogo, você terá que correr por toda a propriedade do Taskmaster (uma casa e jardim pequenos) procurando ração para cachorro, mas somente depois de ter escapado da garagem. As tarefas são consideradas, mas eu gostaria que houvesse mais. O programa de TV é famoso pelo pensamento lateral incomum dos comediantes e soluções que os criadores das tarefas não planejaram. Não vi essas possibilidades – pelo menos ainda não.
Por que não misturar os códigos para o cofre apresentado em uma tarefa de quebrar melancias? Isso seria especialmente útil se você estiver jogando com outros fãs do Taskmaster que queiram tentar as tarefas por si mesmos. Um pouco de geração de números aleatórios faria maravilhas. Dito isso, há um modo Criativo do Taskmaster VR, onde você poderá criar seus próprios níveis e tarefas, o que poderia adicionar longevidade se encontrar um público.
A conversa entre o Taskmaster e seu assistente é tonalmente precisa, beneficiando-se do uso das vozes de Greg Davies e (Little) Alex Horne, mas seus modelos no jogo não transmitem o estranho e encantador charme da dupla. Talvez eu seja apenas um super fã e minhas expectativas estavam muito altas, mas há algo na qualidade do som (com linhas gravadas em uma cabine) que te tira da ilusão de estar em uma versão do programa de TV.
Não tenho certeza se jogarei todo o jogo novamente. Felizmente, uma vez desbloqueadas, você pode escolher jogar cada tarefa individualmente, o que é a maneira perfeita para mim de compartilhar o jogo com amigos que visitam.
Se a equipe por trás do Taskmaster VR puder oferecer novas tarefas por meio de DLC (que tal replicar uma tarefa da próxima série de TV?), isso poderia ser mais atraente. O tempo deles começa agora.
Redação Confraria Tech
Referências:
Taskmaster VR doesn’t quite deliver on the promise of the TV show