Indonésia, os pequenos hobbits descendiam de ancestrais ainda menores.


0

A descoberta de uma espécie denominada Homo floresiensis, frequentemente chamada de hobbit, deixou muitas pessoas confusas. Não apenas por sua estatura diminuta, mas também por compartilhar características tanto com o Homo erectus quanto com espécies anteriores de Australopithecus, e por ter vivido muito depois do surgimento dos humanos modernos. Portanto, a posição precisa dessa espécie dentro da árvore genealógica dos hominídeos tem sido objeto de debate contínuo – um debate que não foi esclarecido pela descoberta do também diminuto Homo luzonensis nas Filipinas.

Hoje, os pesquisadores estão publicando um artigo que descreve ossos de um hominídeo diminuto que habitava a ilha de Flores muito antes dos hobbits. Eles argumentam que, embora ainda compartilhe uma mistura peculiar de características, está mais intimamente relacionado ao Homo erectus, a primeira espécie de hominídeo a se espalhar pelo globo.

Os ossos vêm de um local em Flores chamado Mata Menge, onde foram encontrados em uma grande camada de sedimento. O desgaste leve sugere que muitos deles provavelmente foram trazidos para o local por uma inundação suave. A datação das camadas acima e abaixo dos fósseis encontrados limita sua idade a algum momento entre 650.000 e 775.000 anos atrás. A maioria dos restos são dentes e fragmentos de ossos da mandíbula, que podem sugerir o tamanho do corpo, mas não são definitivos. No entanto, as novas descobertas incluem um fragmento do osso do braço superior, o úmero, que está mais diretamente relacionado ao tamanho do corpo.

Ficou claro que essas descobertas intrigantes lançam mais luz sobre a evolução humana, e nos lembram que a história da nossa espécie ainda guarda muitos mistérios a serem desvendados.

Redação Confraria Tech

Referências:
Indonesia’s tiny hobbits descended from even smaller ancestors


Like it? Share with your friends!

0
admin