Em uma postagem no X/Twitter, Brockman disse que sua licença durará até o final do ano e que é a “primeira vez que relaxa” desde a fundação da OpenAI há nove anos. Ele também teria assegurado aos membros da equipe que voltará após suas férias. Brockman deixou temporariamente a OpenAI no ano passado, quando o conselho da empresa demitiu seu CEO, Sam Altman. Ambos foram reintegrados poucos dias depois, enquanto o conselho foi desfeito e substituído.
John Schulman também postou a nota que enviou à equipe da OpenAI no X, onde disse que sua saída decorre de seu “desejo de aprofundar [seu] foco na alinhamento de IA” e “retornar ao trabalho técnico prático”. Ele esclareceu que não estava deixando a OpenAI por falta de apoio à pesquisa de alinhamento e que os executivos da empresa aparentemente estavam “muito comprometidos em investir nessa área”. Na OpenAI, Schulman ajudou a liderar a equipe de pós-treinamento que refinou seus grandes modelos de linguagem. Após a empresa desmantelar a equipe “Superalignment” responsável por direcionar modelos de IA poderosos que poderiam representar uma ameaça à humanidade no futuro, a OpenAI disse que Schulman estaria encarregado de quaisquer esforços futuros de segurança.
Essas saídas seguem várias mudanças anteriores importantes na hierarquia de líderes da OpenAI. Antes da equipe Superalignment ser desfeita, Jan Leike, um de seus líderes, escreveu no X que “a cultura e os processos de segurança foram deixados em segundo plano em relação aos produtos brilhantes” dentro da empresa nos últimos anos. O co-fundador da empresa e cientista-chefe, Ilya Sutskever, também saiu em maio. Ele esteve envolvido na demissão de Altman como membro do conselho, embora tenha dito posteriormente que lamentava sua participação nas ações do conselho. Enquanto permaneceu como cientista-chefe após o evento, ele aparentemente nunca retornou verdadeiramente às suas funções. O The Information também observa que a OpenAI recentemente contratou seu primeiro CFO e diretor de produtos, o que pode ter tido um efeito no papel de Deng dentro da empresa.
Redação Confraria Tech
Referências:
Two more OpenAI leaders are leaving the company