O Departamento de Justiça processa o TikTok por violar as leis de privacidade infantil.


0

O Departamento de Justiça dos EUA está processando o TikTok por violar uma lei de privacidade infantil e descumprir um acordo de 2019 com a Comissão Federal de Comércio por violações anteriores de privacidade. A ação judicial decorre de uma investigação anterior da Comissão Federal de Comércio, que encaminhou seu caso de privacidade para o DoJ no início deste ano.

A FTC vinha investigando se o TikTok havia violado os termos de um acordo anterior de privacidade com o Musical.ly, que foi adquirido pela ByteDance antes do lançamento do TikTok. Segundo a FTC, a investigação constatou que o TikTok havia violado “flagrantemente” tanto o acordo de 2019 quanto a Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças (COPPA).

Em comunicado, o Departamento de Justiça também citou a coleta de informações pessoais sobre crianças na plataforma do TikTok e o descumprimento das solicitações para que as informações fossem excluídas.

De 2019 até o presente, o TikTok permitiu conscientemente que crianças criassem contas regulares no TikTok e criassem, visualizassem e compartilhassem vídeos e mensagens com adultos e outros na plataforma regular do TikTok. Os réus coletaram e retiveram uma ampla variedade de informações pessoais dessas crianças sem notificar ou obter consentimento de seus pais. Mesmo para contas criadas no “Modo Infantil” (uma versão simplificada do TikTok destinada a crianças menores de 13 anos), os réus coletaram e retiveram ilegalmente endereços de e-mail e outros tipos de informações pessoais das crianças. Além disso, quando os pais descobriram as contas de seus filhos e pediram aos réus que as deletassem, os réus frequentemente deixaram de atender a esses pedidos. Os réus também tinham políticas e processos internos deficientes e ineficazes para identificar e excluir contas do TikTok criadas por crianças.

Em comunicado, o TikTok disse que contestava as alegações, afirmando que já havia abordado parte do comportamento descrito pelo Departamento de Justiça. “Discordamos dessas alegações, muitas das quais se referem a eventos passados e práticas que são factualmente imprecisas ou já foram abordadas”, disse a empresa. “Estamos orgulhosos de nossos esforços para proteger as crianças e continuaremos a atualizar e melhorar a plataforma. Com esse objetivo, oferecemos experiências adequadas à idade com salvaguardas rigorosas, removemos proativamente usuários suspeitos menores de idade e lançamos voluntariamente recursos como limites de tempo de tela padrão, Associação Familiar e proteções adicionais de privacidade para menores.”

O processo judicial surge em um momento particularmente inconveniente para o TikTok, que está prestes a enfrentar o Departamento de Justiça em um tribunal federal no próximo mês por uma lei que visa forçar a ByteDance a vender o aplicativo ou enfrentar uma proibição nos Estados Unidos.

Redação Confraria Tech.

Referências:
The Justice Department sues TikTok for breaking child privacy laws


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format