O CEO Pat Gelsinger comunicou aos funcionários em uma mensagem, reconhecendo a amplitude das recentes notícias. “Compartilhar esta notícia é doloroso para mim”, afirmou. “Eu sei que será ainda mais difícil para vocês lerem. Este é um dia incrivelmente difícil para a Intel, pois estamos fazendo algumas das mudanças mais impactantes na história de nossa empresa.”
Além dos cortes de empregos, o plano de redução de custos inclui a criação de relatórios financeiros separados para os produtos e a fundição da Intel. O setor de fundição da Intel registrou prejuízo operacional de $2,8 bilhões no segundo trimestre, superando o prejuízo operacional de $1,8 bilhão no mesmo período do ano passado. A Intel tem trabalhado na modernização de suas fundições para torná-las mais competitivas e, enquanto isso, teve que contar com outras empresas para parte da produção. A TSMC, mesma fabricante utilizada por Apple, Qualcomm e AMD, está produzindo seus novos chips Lunar Lake.
Além disso, a empresa sofreu impacto negativo na opinião pública quando seus processadores desktop de 13ª e 14ª geração começaram a apresentar problemas de instabilidade. Embora uma correção seja esperada este mês para evitar problemas futuros, os danos causados pelos erros de microcódigo nos processadores parecem ser permanentes.
Redação Confraria Tech
Referências:
Intel will cut over 15,000 jobs in a sweeping cost-cutting effort