O primeiro voo tripulado da Starliner decolou em junho com os astronautas da NASA Butch Wilmore e Sunita Williams a bordo. A nave espacial da Boeing deveria permanecer acoplada à ISS por apenas oito dias antes de levar os astronautas de volta à Terra, mas problemas em seu hardware impediram a missão de seguir o cronograma original.
A empresa teve que examinar e encontrar a causa da degradação dos propulsores de manobra da Starliner enquanto se aproximava da ISS. Além disso, o vazamento de hélio que causou vários atrasos no lançamento da nave parece ter piorado. Desde junho, a empresa vem submetendo a nave a uma série de testes. Apenas alguns dias atrás, em 27 de julho, foi realizado um teste de ignição a quente dos propulsores de controle de reação da Starliner, e foi verificado que as taxas de vazamento de hélio da nave permanecem dentro da margem aceitável. Os testes foram realizados com Williams e Wilmore a bordo, pois fazem parte dos preparativos para o voo de retorno da nave.
A NASA informou que os resultados dos testes ainda estão sendo revisados. Mas, assim que a Boeing e a agência garantirem que a Starliner está pronta, será marcada a data para o retorno da nave e dos astronautas.
Redação Confraria Tech
Referências:
Boeing eats another $125 million loss over Starliner woes