O termo “trilateração” refere-se a uma medição de três pontos usada no GPS para determinar a distância relativa a um alvo. Os seis aplicativos mencionados se enquadram em uma das três categorias de trilateração, incluindo “trilateração de distância exata”, “trilateração de distância arredondada” ou “trilateração de oráculo”.
Grindr é “susceptível à trilateração de distância exata”, enquanto Happn se enquadra na “trilateração de distância arredondada”. Os quatro restantes se enquadram na “trilateração de oráculo”, apesar de Hinge e Hily ocultarem as distâncias de seus usuários, de acordo com o artigo.
Karel Dhondt, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, afirmou que um usuário mal-intencionado poderia localizar outro usuário a até “2 metros” de distância usando a trilateração de oráculo.
Alguns dos aplicativos mencionados já tomaram medidas para resolver as questões levantadas, como a filtragem de distância. Outros aplicativos de relacionamento também implementaram medidas adicionais para garantir que os usuários estejam interagindo com pessoas reais e não com contas falsas.
É importante que os usuários estejam cientes dessas questões de segurança ao utilizar aplicativos de relacionamento e que as empresas continuem aprimorando suas medidas de proteção.
Redação Confraria Tech
Referências:
Belgian researchers found a huge privacy hole in six dating apps