Pete Parsons, CEO da Bungie, anunciou em seu site oficial que irá eliminar 220 cargos, “representando aproximadamente 17% de sua força de trabalho”. Cargos executivos e de liderança sênior são os mais afetados por esta rodada de demissões, mas ele também observou que “essas ações afetarão todos os níveis da empresa”.
Parsons culpou a necessidade de demissões por vários fatores, incluindo “o aumento dos custos de desenvolvimento”, “mudanças na indústria” e “condições econômicas duradouras”. Ele também observou que o estúdio concentrará seus esforços de desenvolvimento “exclusivamente em Destiny e Marathon”.
Bungie e a Sony parecem ter tido desentendimentos em relação a preocupações econômicas. Hiroki Totoki, presidente da Sony Interactive Entertainment, observou durante uma teleconferência de resultados em fevereiro que queria ver mais “responsabilidade” com orçamentos e cronogramas por parte dos líderes da Bungie. Destiny 2 sozinho teve uma queda significativa no número de jogadores e receitas, que caíram 45% abaixo das projeções, de acordo com a PC Gamer.
No ano passado, em outubro, a Bloomberg reportou que a Bungie teve que demitir um número indeterminado de funcionários, o que causou atrasos perceptíveis em seu próximo jogo, Marathon, e em uma expansão para Destiny 2. Um mês depois, a Bungie anunciou que teve que adiar a data de lançamento da expansão The Final Shape para Destiny 2 de fevereiro para junho.
Os vários estúdios de jogos da Sony também enfrentaram uma série de demissões nos últimos meses. Em fevereiro, a Sony anunciou que teve que eliminar cerca de 900 posições de sua divisão PlayStation, bem como de suas equipes de Tecnologia, Criatividade e Suporte. Os cortes também afetaram estúdios como Insomniac, Naughty Dog e Guerilla, que produziram alguns dos maiores títulos do PlayStation 5, como Marvel’s Spider-Man 2, The Last of Us e Horizon Forbidden West. A Sony também fechou seu estúdio em Londres após mais de 20 anos de operação, que estava no meio do desenvolvimento de um novo jogo de fantasia multiplayer cooperativo para o PS5.
Redação Confraria Tech
Referências:
Bungie is laying off 220 employees