Família misteriosa de malware escondeu-se na Google Play por anos.


0

A família misteriosa de malware para Android, com histórico comprovado de efetivamente ocultar suas inúmeras atividades de espionagem, foi encontrada mais uma vez na Google Play depois de mais de dois anos escondida à vista de todos.

Os aplicativos, disfarçados de compartilhamento de arquivos, astronomia e aplicativos de criptomoedas, hospedavam o Mandrake, uma família de malware altamente intrusivo que a empresa de segurança Bitdefender denunciou em 2020. Bitdefender disse que os aplicativos apareceram em duas ondas, uma de 2016 a 2017 e novamente de 2018 a 2020. A capacidade do Mandrake de passar despercebido na época foi resultado de algumas medidas excepcionalmente rigorosas para voar abaixo do radar. Elas incluíam:

– Não funcionar em 90 países, incluindo os que compunham a antiga União Soviética
– Entregar sua carga final apenas para vítimas extremamente direcionadas
– Conter um interruptor de desligamento que os desenvolvedores chamaram de seppuku (forma japonesa de suicídio ritual) que apagava completamente todos os vestígios do malware
– Aplicativos isca totalmente funcionais em categorias como finanças, Automóveis e Veículos, Editores de Vídeo, Arte e Design e Produtividade
– Correções rápidas para bugs relatados nos comentários
– Fixação de certificado TLS para ocultar comunicações com servidores de comando e controle.

Espreitando nas sombras

A Bitdefender estimou o número de vítimas em dezenas de milhares para a onda de 2018 a 2020 e “provavelmente centenas de milhares ao longo de todo o período de 4 anos.”

Redação Confraria Tech

Referências:
Mysterious family of malware hid in Google Play for years


Like it? Share with your friends!

0
admin