Cientistas estão descobrindo várias maneiras pelas quais a poluição do ar pode interferir na capacidade dos insetos de polinizar as plantas.
Nos verões de 2018 e 2019, o ecologista James Ryalls e seus colegas costumavam ir a um campo perto de Reading, no sul da Inglaterra, para observar os insetos zumbindo ao redor das plantas de mostarda negra. Cada vez que uma abelha, mosca-das-flores, mariposa, borboleta ou outro inseto tentava acessar o pólen ou néctar das pequenas flores amarelas, eles faziam uma anotação.
Isso fazia parte de um experimento incomum. Alguns trechos de plantas de mostarda estavam cercados por tubos que liberavam ozônio e óxidos de nitrogênio – gases poluentes produzidos ao redor de usinas de energia e carros convencionais. Outras áreas tinham tubos liberando ar normal.
Os resultados surpreenderam os cientistas. As plantas sufocadas por poluentes foram visitadas por até 70% menos insetos no geral, e suas flores receberam 90% menos visitas em comparação com aquelas em áreas não poluídas. As concentrações de poluentes estavam bem abaixo do que os reguladores dos EUA consideram seguro. “Não esperávamos que fosse tão dramático assim,” diz o coautor do estudo, Robbie Girling, entomologista na Universidade do Sul de Queensland, na Austrália, e professor visitante na Universidade de Reading.
Leia os 21 parágrafos restantes | Comentários
Redação Confraria Tech
Referências:
Air pollution makes it harder for bees to smell flowers