Há rumores de que a empresa X ativou uma configuração que permite treinar o Grok com tweets públicos, bem como quaisquer interações que os usuários tenham com o chatbot. No entanto, isso não é totalmente verdade: uma página de ajuda instruindo os usuários a desativar o uso de seus dados pela X para treinar o Grok está ativa desde pelo menos maio. A X simplesmente nunca deixou claro que estava optando todos para isso, o que é uma atitude duvidosa. Se você não quer que um chatbot use seus tweets para treinamento, é fácil desativar essa opção.
Basta desmarcar uma caixa na aba de compartilhamento de dados do Grok nas configurações da X. Se o link não funcionar, você pode ir para Configurações > Privacidade e Segurança > Grok. Segundo alguns usuários, essa configuração não está acessível nos aplicativos móveis da X, então será necessário desmarcar a caixa na web. Também vale ressaltar que o Grok não é treinado com tweets de contas privadas da X.
O Twitter acabou de ativar uma configuração por padrão para todos que lhes dá o direito de usar seus dados para treinar o Grok, sem anunciar isso. Você pode desativar isso usando a web, mas está escondido. Não é possível desativar usando o aplicativo móvel.
Link direto: https://t.co/lvinBlQoHC pic.twitter.com/LqiO0tyvZG
— Kimmy Bestie of Bunzy, Co-CEO Execubetch™️ (@EasyBakedOven) 26 de julho de 2024
Um dos pontos de venda da X para o Grok, quando lançou o chatbot, foi que ele tinha a vantagem de usar informações em tempo real publicadas na plataforma – em outras palavras, os tweets dos usuários. Isso só funciona se os usuários optarem por participar ou forem automaticamente inscritos para compartilhar seus dados com o chatbot. Mas a X não é exatamente o ápice da verdade e precisão. Está cheia de brincalhões, e pegar suas piadas pode ser uma das razões pelas quais o Grok continua errando. De qualquer forma, não é exatamente incomum que modelos de IA sejam treinados com material sem permissão explícita dos criadores originais.
Redação Confraria Tech
Referências:
Here’s how to stop Grok’s AI models using your tweets for training