Na última quinta-feira, a Google DeepMind anunciou que os sistemas de IA chamados AlphaProof e AlphaGeometry 2 resolveram, supostamente, quatro dos seis problemas da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) deste ano, alcançando uma pontuação equivalente a uma medalha de prata. A gigante da tecnologia afirma que esta é a primeira vez que uma IA atinge esse nível de desempenho na prestigiada competição de matemática, mas como é comum na área de IA, as alegações não são tão claras como parecem.
A Google afirma que o AlphaProof utiliza aprendizado por reforço para provar declarações matemáticas na linguagem formal chamada Lean. O sistema se treina gerando e verificando milhões de provas, abordando progressivamente problemas mais difíceis. Enquanto isso, o AlphaGeometry 2 é descrito como uma versão aprimorada do modelo de IA anterior da Google para resolver problemas de geometria, agora alimentado por um modelo de linguagem baseado em Gemini treinado com significativamente mais dados.
Segundo a Google, os matemáticos proeminentes Sir Timothy Gowers e Dr. Joseph Myers avaliaram as soluções do modelo de IA usando as regras oficiais da IMO. A empresa relata que seu sistema combinado obteve 28 de 42 pontos possíveis, ficando um pouco aquém do limite de 29 pontos para a medalha de ouro. Isso incluiu uma pontuação perfeita no problema mais difícil da competição, que a Google afirma que apenas cinco participantes humanos resolveram este ano.
Redação Confraria Tech
Referências:
Google claims math breakthrough with proof-solving AI models