A OpenAI, sem dúvida, teve um grande impacto no aumento do ruído gerado por inteligência artificial na internet. Apesar de suas boas intenções, seus modelos de linguagem de IA são frequentemente usados para criar spam, o que vai contra seus termos de serviço. Além disso, sua pesquisa pioneira inspirou outros a construir modelos de IA que podem potencialmente fazer o mesmo. Esse aumento de conteúdo gerado por IA tem reduzido ainda mais a eficácia dos mecanismos de busca baseados em SEO, como o Google. Em 2024, a busca na web está em um estado lamentável.
É interessante notar que a OpenAI está oferecendo uma potencial solução para esse problema. Recentemente, a empresa revelou um protótipo de mecanismo de busca alimentado por IA chamado SearchGPT, que tem como objetivo fornecer aos usuários respostas rápidas e precisas obtidas na web. Isso representa um desafio direto ao Google, que também tentou aplicar IA generativa à busca na web, porém com pouco sucesso.
A empresa afirma que planeja integrar os aspectos mais úteis do protótipo temporário ao ChatGPT no futuro. O ChatGPT já é capaz de realizar buscas na web usando o Bing, mas o SearchGPT parece ser uma interface especialmente desenvolvida para buscas na web assistidas por IA.
Redação Confraria Tech
Referências:
OpenAI hits Google where it hurts with new SearchGPT prototype