A cultura em torno dos carros da Tesla está repleta de truques e atalhos, alguns mais eficazes do que outros. Um deles, conhecido como o “truque da toalha molhada”, levou o departamento de Carregamento da Tesla – ou o que resta dele – a pedir publicamente aos clientes que parassem com isso.
O “truque da toalha molhada” envolve envolver um pano úmido e frio em torno da alça do cabo de um Supercharger, presumivelmente para acelerar o tempo de carregamento. O Supercharger possui monitores de temperatura que evitam o superaquecimento durante o carregamento dos veículos Tesla. Alguns proprietários acreditam que resfriar a alça de carregamento enganará o monitor de temperatura e fará com que seus veículos sejam carregados mais rapidamente.
Aqui está o problema, pelo menos segundo a Tesla: Se o sensor na alça de carregamento acreditar que a temperatura é mais baixa do que realmente é durante o carregamento, o carregador envolto na toalha pode criar um “risco de superaquecimento ou danos” de acordo com a empresa.
Pode parecer a declaração mais óbvia da história das notícias de tecnologia, mas levou mais de dois meses para a Tesla alertar seus clientes para não fazer o “truque da toalha molhada” em seus carros, mesmo depois de se tornar um “truque” conhecido em outros sites de notícias automotivas e fóruns do Reddit. A conta oficial de Carregamento da Tesla postou um aviso na quarta-feira em resposta a um artigo da InsideEVs.com que explicava o perigoso truque de carregamento de carros.
Colocar um pano úmido nas alças dos cabos do Supercharger não aumenta as taxas de carregamento e interfere nos monitores de temperatura, criando risco de superaquecimento ou danos. Por favor, abstenha-se de fazer isso para que nossos sistemas possam funcionar corretamente e problemas reais de carregamento possam ser detectados por nossos…
– Carregamento da Tesla (@TeslaCharging) 25 de julho de 2024
Esse tipo de falha épica na comunicação é o que acontece quando um grande fabricante de automóveis não tem um departamento de relações públicas. A Tesla dissolveu toda a sua equipe de RP em 2020 e Elon Musk se recusou publicamente a contratar uma no ano seguinte, dizendo em sua conta X que não queria “gastar dinheiro com publicidade e manipulação da opinião pública”, de acordo com o Electrek.
Redação Confraria Tech
Referências:
Tesla warns against wet towel charging trick two months too late