A Samsung copiou a Apple de várias maneiras em seus Galaxy Buds 3 (US$180) e Galaxy Buds 3 Pro (US$250). Além do design físico que lembra os AirPods de terceira geração e AirPods Pro, respectivamente, a Samsung também replicou algumas funcionalidades. Os Galaxy Buds oferecem Cancelamento Ativo de Ruído Adaptável (ANC), EQ Adaptável e Detecção de Voz, que fazem basicamente o mesmo que o Adaptive Audio e Conversation Awareness da Apple. E, assim como a Apple faz com os AirPods e o iOS, as melhores funcionalidades estão reservadas para dispositivos Samsung recentes. Se você tem um celular Galaxy mais novo, essa é a salvação desses fones de ouvido: eles são basicamente os AirPods que você sempre quis.
O design dos Galaxy Buds 3 e Galaxy Buds 3 Pro
Os Galaxy Buds 3 são os que mais lembram os AirPods, compartilhando uma semelhança marcante com o modelo “regular” de terceira geração que a Apple lançou em 2021. A forma e a localização do alto-falante e outros componentes são apenas dois exemplos da replicação presente aqui. O design “blade” da Samsung para o suporte oferece alguma variação, mas não muito, e há uma opção cinza para mais contraste. Nos Galaxy Buds 3 Pro, há muita semelhança com os AirPods Pro. Mais uma vez, a natureza angular do suporte e a cor cinza são os dois maiores diferenciais.
O suporte “blade” da Samsung aceita deslizes para ajustar o volume e beliscões para reprodução e controles de ruído. Enquanto a ação de deslizar funciona bem, o beliscar leva um tempo para se acostumar. Minha tendência é colocar meu dedo indicador no painel plano oposto ao lado de trás onde você belisca, mas isso não fornece pressão suficiente para ativar os controles. Em vez disso, você tem que envolver o dedo em torno do suporte para segurá-lo no lugar. Uma vez que você descobre como segurá-los com segurança, pressioná-los se torna uma tarefa muito mais fácil.
A caixa para ambos os modelos dos Galaxy Buds 3 tem uma forma semelhante à dos AirPods, mas a escolha da Samsung de usar uma tampa transparente cria alguma distinção, e gostei de poder ver se os fones estavam dentro sem precisar abri-la. A Samsung também colocou a porta USB-C e o botão de emparelhamento Bluetooth na parte inferior, onde a Apple coloca o último componente na parte de trás da caixa.
Os Galaxy Buds 3 Pro vs. AirPods Pro da Apple.
Uma coisa estranha sobre a caixa é como os fones de ouvido ficam nela. Quando você tira os Galaxy Buds 3 dos ouvidos, você tem que girá-los 180 graus para colocá-los na caixa. Isso não parece um grande inconveniente até que você tenha que fazer isso algumas vezes ao dia. A Samsung fez isso para que as Blade Lights sejam visíveis quando os Galaxy Buds 3 Pro estão na caixa, o que, para mim, não justifica o incômodo.
Falando das Blade Lights, vamos discutir essa escolha de design. Elas são completamente desnecessárias. Como usuário, você só as vê quando os Galaxy Buds 3 Pro estão na caixa. Nessa posição, elas funcionam como um segundo indicador de que os fones de ouvido estão no modo de emparelhamento, o que não é necessário porque a caixa já tem seu próprio LED para esse fim na frente. Você pode configurá-las para ficar acesas quando você as estiver usando, ou desaparecer ou piscar, mas eu pessoalmente não gosto de chamar mais atenção para meus fones de ouvido.
Ambos os conjuntos da série Galaxy Buds 3 têm classificação IP57, então eles resistirão a treinos suados sem problemas. No entanto, a versão Pro é a melhor opção para atividades, já que a ponta do ouvido ajuda a mantê-los no lugar quando a umidade entra em jogo. Além disso, não encontrei nenhum desconforto com nenhum dos modelos dos Galaxy Buds 3 ao usá-los por horas a fio. Ambos permaneceram confortáveis e nunca senti que estava suportando algum grau de dor para mantê-los no lugar.
A Samsung também está lidando com alguns problemas de controle de qualidade nos Galaxy Buds 3 Pro. Não tem nada a ver com funcionalidade, mas a empresa pausou os envios devido a pontas de ouvido excessivamente frágeis. Este componente tem tendência a rasgar quando você os remove dos fones de ouvido, o que é um problema se você precisar voltar a um par de pontas que estava usando anteriormente. Como os Galaxy Buds 3 não usam essas pontas, eles não são afetados. Pedi à Samsung uma atualização sobre a saga das pontas de ouvido e atualizarei esta análise quando houver mais informações.
Recursos notáveis
Além do design, a Samsung também pegou emprestado da Apple quando se trata de recursos na série Galaxy Buds 3. Primeiro, ambos os modelos têm EQ Adaptável e ANC Adaptável – duas ferramentas-chave nos AirPods. Esses recursos monitoram constantemente o som e ajustam tanto a afinação quanto o cancelamento de ruído com base no que você encontra. Eles funcionam principalmente em segundo plano e a única vez que você pode notar uma mudança é quando a música ou um podcast de repente parece um pouco mais alto por causa dos fones de ouvido fazendo seu trabalho.
A Samsung foi um passo além nos Galaxy Buds 3 Pro com alguns recursos mais avançados. O Controle Adaptável de Ruído ajusta automaticamente uma mistura de ANC e som ambiente com base em seu ambiente, enquanto o Voice Detect reduz o volume e ativa o modo de transparência quando você começa a falar. Como mencionado acima, esses são basicamente a versão da Samsung dos recursos Adaptive Audio e Conversation Awareness da Apple, respectivamente. Há também um Siren Detect que faz a mesma redução automática de volume e som ambiente quando ouve um veículo de emergência.
Todos esses funcionam como descrito, mas eu gostaria que a redução de volume e a ativação do som ambiente acontecessem simultaneamente. Em vez disso, o volume diminui e depois, alguns segundos depois, o modo de transparência entra em ação. Então, uma vez que você começa a falar, você pode sentir a necessidade de falar mais alto até que possa se ouvir melhor quando a capacidade total do Voice Detect entra em ação. Além disso, fico feliz em informar que o Voice Detect não é facilmente acionado por tosses, como costuma acontecer com recursos comparáveis em outros fones de ouvido. Os recursos de voz da série Galaxy Buds 3 também acomodam comandos simples sem pressionar nenhum botão ou murmurar uma palavra de gatilho. Você pode simplesmente dizer coisas como “tocar música”, “aumentar volume” ou “atender chamada” para tarefas básicas. Eles funcionam bem depois que você memoriza as frases aceitas, como o fato de que “parar música” funciona, mas não “pausar música”.
A série Galaxy Buds 3 também possui um Intérprete em Tempo Real semelhante ao que o Google oferece em seus Pixel Buds. No caso da Samsung, o recurso pode ler e traduzir outros idiomas. Quando a ferramenta está ativa, você pode beliscar e segurar o suporte e a configuração continuará a interpretar enquanto alguém está falando. A desvantagem é que tudo isso atualmente requer um Galaxy Z Fold 6 ou Flip 6, já que esses são os únicos telefones que executam o One UI 6.1.1. Devido a isso, não pude testá-lo, já que meu dispositivo companheiro é um S24 Ultra.
Qualidade de som dos Galaxy Buds 3 e Galaxy Buds 3 Pro
Os Galaxy Buds 3 oferecem um desempenho de áudio sólido, principalmente devido a uma quantidade agradável de tons de baixa frequência. A afinação de graves aqui fornece uma base agradável para as músicas e acompanha os agudos marcantes e os médios completos. Dito isso, a forma como os Galaxy Buds 3 se encaixam em meus ouvidos afeta a qualidade geral do som. Eu poderia fazê-los soar um pouco melhor com um pequeno ajuste de posicionamento, mas não é assim que eles descansariam por conta própria.
Se a qualidade do som for sua principal preocupação, porém, os Galaxy Buds 3 Pro são a melhor opção. A escolha da Samsung de usar alto-falantes de dois sentidos e amplificadores duplos cria um som profundo e imersivo e detalhado. Você obterá o melhor desempenho de um celular Samsung recente, onde pode empregar áudio de Ultra Alta Qualidade (UHQ) e HiFi de 24 bits. A transmissão de alta resolução também está disponível nos Galaxy Buds 3, mas é mais adequada para o modelo Pro. Ambos os modelos também oferecem Áudio 360 com suporte multicanal direto. No entanto, não acho que esse modo específico soe bem em nenhum dos fones de ouvido. O áudio é fino e favorece os agudos, tornando-o menos equilibrado e tirando a força do excelente tom de baixo.
Quando você usa os Galaxy Buds 3 Pro em seu potencial máximo com áudio sem perdas, você obtém um som robusto e envolvente que rivaliza com alguns dos melhores fones de ouvido que testei. Ainda prefiro a afinação do Sennheiser Momentum True Wireless 4 a estes, mas a Samsung realmente mostrou sua força aqui. Há graves robustos quando uma faixa como “Cross To Bear” de Balance and Composure exige, mas as guitarras ecoantes e os vocais cortam limpos. Além disso, há amplo detalhe fino na textura da linha de baixo e nos sons nítidos da bateria.
Desempenho de cancelamento de ruído ativo
Os Galaxy Buds 3 têm ANC, mesmo sendo fones de ouvido do tipo aberto que não selam completamente seus ouvidos. A Samsung fez isso antes em modelos anteriores e ainda não entendo por quê. O ANC neste modelo é mais como uma leve redução de ruído, já que mal faz diferença com qualquer barulho de fundo que você possa encontrar. Acho que a Samsung leu os relatórios sobre a Apple trazendo ANC para uma versão futura de seus AirPods “regulares” e sentiu que precisava superar a Apple nesse aspecto. De qualquer forma, se você quer fones de ouvido com cancelamento de ruído verdadeiramente útil, os Galaxy Buds 3 Pro são a melhor opção aqui.
Você não encontrará um desempenho de ANC que rivalize com o da Bose e da Sony nos Galaxy Buds 3 Pro, mas a capacidade de bloqueio de ruído é boa o suficiente para combater um rugido constante de baixo a moderado. Os fones de ouvido têm dificuldade com vozes humanas, o que é um obstáculo para muitas das concorrências. Vou apontar que o modo de transparência funciona muito bem, fornecendo uma opção natural para som ambiente que quase chega ao nível dos AirPods Pro. Acho que a Apple ainda tem a vantagem lá, mas a Samsung fez bem em nos dar algo que facilite as chamadas e não torne o ruído ambiental excessivamente abafado quando você realmente quer ouvi-lo.
Qualidade de chamada
A qualidade do modo de transparência nos Galaxy Buds 3 Pro os torna uma ótima opção para chamadas sem as mãos. Você pode conversar sem sentir que precisa gritar para se ouvir. A natureza aberta dos Galaxy Buds 3 também os torna uma escolha sólida para voz e vídeo para você, o usuário. Para a pessoa do outro lado, você soará ligeiramente melhor do que se estivesse no viva-voz em ambos os conjuntos, o que é mais ou menos a média para fones de ouvido nos dias de hoje. Não é perfeito, mas funciona na maioria das circunstâncias.
Vida útil da bateria nos Galaxy Buds 3 e Galaxy Buds 3 Pro
Tanto os Galaxy Buds 3 quanto os Galaxy Buds 3 Pro não tiveram problemas para atingir as cifras de bateria declaradas pela Samsung durante meus testes. São cinco horas para o primeiro e seis horas para o último, e os testei com ANC ligado e o volume entre 50 e 75 por cento. Cada modelo obtém cerca de 20 horas adicionais de uso com cancelamento de ruído a partir da caixa. As caixas para ambos os modelos suportam carregamento sem fio, mas a Samsung não menciona tempos esperados para carregamento completo a partir do zero ou quaisquer recursos de carregamento rápido que possam estar disponíveis. Pedi à empresa mais detalhes aqui e atualizarei esta análise se houver mais informações para compartilhar.
A concorrência
Apesar de todas as comparações com os AirPods que a Samsung acumulou, os fones de ouvido da Apple não são a principal concorrência para os Galaxy Buds 3 e Galaxy Buds 3 Pro. Isso porque os fones de ouvido da Apple não são boas escolhas para usuários de Android, já que a empresa reserva os melhores recursos para iPhone, iPad e Mac. A Samsung costumava atender aos usuários de iOS, mas adotou a mesma abordagem de jardim murado de seu rival. Os Galaxy Buds funcionarão com seu iPhone, mas sem todos os recursos extras.
Em vez disso, o Sony WF-1000XM5 é a melhor alternativa para os Galaxy Buds 3 Pro. Usuários de Android e iOS têm acesso aos recursos mais atraentes, que incluem reconhecimento de voz Speak-to-Chat, aprimoramento de áudio DSEE Extreme e ajustes automáticos com base na atividade ou localização. Os usuários do iPhone só perdem o rastreamento de cabeça. O 1000XM5 é mais confortável do que seu antecessor, graças a um design geral menor, e a vida útil da bateria é mais longa do que a de ambos Samsung e Apple, com oito horas com ANC ligado.
Conclusão
Vou ser honesto, quando a Samsung revelou dois conjuntos de fones de ouvido que se assemelham a dois modelos de AirPods, eu não esperava muito em termos de desempenho. No entanto, a empresa certamente me surpreendeu. A qualidade de áudio é ótima em ambos os conjuntos dos Galaxy Buds 3, embora o modelo Pro chegue perto do espetacular em suas capacidades sonoras. A Samsung poderia usar mais polimento em recursos como o Voice Detect, mas a empresa claramente vê o valor em dar aos clientes de seus celulares Galaxy uma experiência análoga à que os usuários de iPhone têm com os AirPods. No entanto, os fones de ouvido anteriores da empresa eram bons por seus próprios méritos. A Samsung seria melhor atendida ao fazer a próxima versão dos Galaxy Buds se destacar por seus próprios recursos exclusivos, em vez de apenas imitar os AirPods em todos os aspectos.
Redação Confraria Tech
Referências:
Samsung Galaxy Buds 3 and Galaxy Buds 3 Pro review: AirPods clones that actually deliver