No mês passado, a AMD revelou os processadores Ryzen 9000 da série Zen 5 para desktop, incluindo o modelo de 16 núcleos 9950, que foi chamado de “o processador para consumidor de desktop mais poderoso do mundo”. Esses chips estavam programados para serem lançados em 31 de julho, mas o vice-presidente sênior da AMD, Jack Huynh, anunciou que serão adiados por até duas semanas “por precaução”.
A empresa descobriu que as unidades de produção inicial não atenderam às expectativas de qualidade, e planeja substituí-las por unidades novas. “Os processadores Ryzen 7 9700X e Ryzen 5 9600X agora serão colocados à venda em 8 de agosto, e os processadores Ryzen 9 9950X e Ryzen 9 9900X serão colocados à venda em 15 de agosto”, escreveu Huynh.
Não há problema com o design do silício Ryzen 9000, e as especificações dos processadores não serão alteradas, afirmou um porta-voz da empresa ao Tom’s Hardware. Em vez disso, trata-se de um problema com os testes de produto que resultou em “um pequeno número de produtos chegando ao mercado que não atendem aos nossos padrões de qualidade”, afirmou a empresa.
Os compradores de chips podem estar nervosos com tais problemas no momento. Relatos de problemas de instabilidade com CPUs desktop da Intel de 13ª geração começaram no final de 2022 e persistiram com os modelos de 14ª geração. No início desta semana, a Intel anunciou que finalmente encontrou a causa e prometeu implementar uma solução em agosto. No entanto, isso não resolverá o problema dos chips que já degradaram — esses precisarão ser totalmente substituídos pela Intel.
Redação Confraria Tech
Referências:
AMD delays Ryzen 9000 chip release for up to two weeks to address quality issues