O Google, por meio de sua empresa-mãe, Alphabet, anunciou um investimento adicional de US$ 5 bilhões nos próximos anos em sua operação de direção autônoma, Waymo. A CTO da Alphabet, Ruth Porat, revelou a notícia durante a chamada de resultados financeiros trimestrais da empresa. Essa medida visa fortalecer a posição da Waymo como líder global em tecnologia de direção autônoma.
A Waymo tem desenvolvido sua tecnologia de veículos autônomos há mais de uma década. Inicialmente um projeto de carros autônomos do Google, sua origem remonta às participações da Universidade Stanford nos Desafios Grandes da DARPA em 2005 e 2007. Inicialmente, o projeto do Google utilizava Toyota Priuses e SUVs Lexus modificados, mas a empresa planejava implantar carros compactos com dois lugares e sem volante.
Em 2016, a Alphabet separou a Waymo como uma empresa independente sob o guarda-chuva da Alphabet. No ano seguinte, o carro compacto, chamado Firefly, foi descontinuado; em vez disso, a Waymo fez grandes encomendas de minivans híbridas Chrysler Pacifica e veículos totalmente elétricos Jaguar I-Pace, equipando esses modelos de produção com seus próprios sensores e hardware de direção autônoma. A empresa também está começando a testar sua tecnologia com um veículo elétrico criado pela Zeekr (uma marca da Geely, ao lado da Polestar e Lynk & Co).
Redação Confraria Tech
Referências:
Alphabet invests another $5 billion in self-driving startup Waymo