O Google acabou de anunciar uma série de atualizações para a Play Store na tentativa de torná-la mais divertida de usar. Isso faz parte de um movimento maior da empresa para transformar seu mercado online em “uma experiência completa que vai além de uma simples loja”. Sim, você leu certo. Eles querem que a gente passe mais tempo na Google Play.
Veja o que a empresa tem planejado. A atualização traz resumos de avaliações geradas por inteligência artificial, que compilam opiniões de usuários para desenvolver um consenso. Você provavelmente já se deparou com esse tipo de recurso no Facebook e ao usar a busca do Google. A empresa anunciou pela primeira vez esse recurso no evento I/O deste ano.
Essa abordagem adjacente à IA também se aplicará a FAQs sobre cada aplicativo, que serão geradas automaticamente por modelos Gemini. Além disso, haverá destaques gerados por IA que oferecerão uma sumarização rápida de um aplicativo específico. O Google exibiu uma imagem estática disso para um aplicativo de edição de fotos, em que os destaques incluíam o número de filtros e layouts disponíveis, além de ferramentas e opções de compartilhamento. Essa abordagem de IA também permitirá que os usuários comparem rapidamente aplicativos em categorias semelhantes.
O Google também está lançando espaços compartilhados na Play Store. Estes não são comunidades ou mini redes sociais, como o Reddit, mas sim páginas de destaque para vários tópicos de interesse. A empresa iniciou esse projeto com um piloto envolvendo críquete. O espaço compartilhado deu aos usuários na Índia a capacidade de “explorar todo o conteúdo de críquete de vários canais em um único local conveniente.” Isso incluía vídeos relevantes, cerca de 100 aplicativos de críquete selecionados e algumas enquetes simples para usuários. O próximo espaço selecionado será sobre mangá japonês. Não houve notícias sobre quando esse recurso se expandirá para múltiplas categorias disponíveis aos usuários globais.
Toda a experiência de “compras de um novo jogo para jogar” também está recebendo uma atualização, focada principalmente na descoberta. O Google promete páginas de “detalhes enriquecidos” de jogos, completas com vídeos do YouTube dos desenvolvedores e promoções claramente marcadas, o que me lembra o Steam. Isso se estende até mesmo para a experiência pós-compra, pois os usuários que retornam verão notas atualizadas dos desenvolvedores e uma seção de dicas e truques. O programa está em acesso antecipado e atualmente disponível apenas para usuários de língua inglesa. Há também alguns novos jogos chegando ao Play Pass frequentemente ignorado pelo Google, como Asphalt Legends Unite e Candy Crush Saga, e um recurso que permite aos usuários jogar vários jogos ao mesmo tempo no PC.
Finalmente, há algumas personalizações nesta atualização. O novo recurso Coleções oferece categorias personalizadas com base nos aplicativos previamente adquiridos. Isso significa que cada tela inicial do Google Play será diferente para cada usuário, oferecendo uma maneira fácil de continuar assistindo a um programa ou terminar um jogo.
Muitas dessas atualizações começam a ser implementadas hoje, embora algumas ainda estejam em estágio de acesso antecipado. Outros, como o recurso de espaços compartilhados, ainda têm alguns ajustes para fazer.
Redação Confraria Tech
Referências:
Google is updating the Play Store with AI-powered app reviews and curated spaces