Os relatos iniciais de problemas de instabilidade com as CPUs desktop de 13ª geração da Intel começaram a surgir no final de 2022, poucos meses após os modelos serem lançados. Esses problemas persistiram, e com o tempo, os usuários relataram lidar com travamentos inesperados e súbitos em PCs equipados com as CPUs de 14ª geração da empresa. Agora, a Intel anunciou que finalmente descobriu a razão pela qual seus processadores desktop de 13ª e 14ª geração vêm causando travamentos e falhas nos usuários, e promete disponibilizar uma correção no próximo mês.
Em seu anúncio, a Intel afirmou que, com base em uma análise extensiva dos processadores que foram devolvidos para a empresa, determinou que a voltagem operacional elevada estava causando os problemas de instabilidade. Aparentemente, isso se deve a um algoritmo de microcódigo – os microcódigos, ou códigos de máquina, são conjuntos de instruções em nível de hardware – que vem enviando solicitações de voltagem incorretas para o processador.
A Intel agora prometeu lançar uma correção de microcódigo para lidar com a “causa raiz da exposição a voltagens elevadas”. A correção ainda está sendo validada para garantir que possa resolver todos os “cenários de instabilidade relatados à Intel”, mas a empresa pretende disponibilizá-la até meados de agosto.
Conforme observado pela wccftech, embora as CPUs da Intel tenham causado problemas aos usuários por pelo menos um ano e meio, um post de X de Sebastian Castellanos em fevereiro colocou o problema em destaque. Castellanos escreveu que havia uma “tendência preocupante” das CPUs 13ª e 14ª geração da Intel apresentarem problemas de estabilidade com jogos Unreal Engine 4 e 5, como Fortnite e Hogwarts Legacy. Ele também observou que o problema parece afetar principalmente modelos de ponta e vinculou a uma discussão na Comunidade Steam. O usuário que escreveu o post no Steam queria alertar aqueles que estavam enfrentando erros de “sem memória de vídeo tentando alocar um recurso de renderização” que era a CPU deles que estava com defeito. Eles também vincularam a vários threads no Reddit com pessoas enfrentando o mesmo problema e que haviam determinado que o problema estava em suas CPUs Intel.
Mais recentemente, o estúdio independente Alderon Games publicou um post sobre “enfrentar problemas significativos de estabilidade com CPUs Intel” enquanto desenvolvia seu jogo de sobrevivência multiplayer de dinossauros Path of Titans. Seu fundador, Matthew Cassells, disse que o estúdio descobriu que o problema afetava clientes finais, servidores de jogos dedicados, computadores dos desenvolvedores, provedores de servidores de jogos e até ferramentas de benchmarking que usavam CPUs de 13ª e 14ª geração da Intel. Cassells acrescentou que mesmo as CPUs que inicialmente funcionaram bem se deterioram e eventualmente falham, com base nas observações da empresa. “A taxa de falha que observamos em nossos próprios testes é quase 100 por cento”, diz o post do estúdio, “indicando que é apenas questão de tempo até que as CPUs afetadas falhem.”
Redação Confraria Tech
Referências:
Matéria Original