Há quase 20 anos, os cientistas sabem que um asteroide chamado Apophis passará de forma incomum perto da Terra na sexta-feira, 13 de abril de 2029. No entanto, a maioria dos oficiais das agências espaciais mundiais parou de prestar muita atenção quando medições atualizadas descartaram a possibilidade de impacto do Apophis na Terra em um futuro próximo.
Agora, o Apophis está novamente na pauta, mas desta vez como uma oportunidade científica, e não como uma ameaça. O problema é que não há muito tempo para projetar, construir e lançar uma espaçonave para se posicionar perto do Apophis em menos de cinco anos. A boa notícia é que existem projetos e, em alguns casos, espaçonaves existentes que os governos podem adaptar para missões ao Apophis, um asteroide rochoso do tamanho de três campos de futebol.
Os cientistas descobriram o Apophis em 2004, e as primeiras medições de sua órbita indicaram que havia uma pequena chance de ele atingir a Terra em 2029 ou em 2036. Usando observações de radar mais detalhadas do Apophis, os cientistas em 2021 descartaram qualquer perigo para a Terra por pelo menos os próximos 100 anos.
Referência: https://ift.tt/0NUg5t9
Redação Confraria Tech