A FTC (Comissão Federal de Comércio) afirma que os recentes aumentos de preço anunciados pela Microsoft para as diferentes categorias de assinatura do Xbox Game Pass representam exatamente o tipo de prejuízo ao consumidor que a FTC havia alegado quando tentou bloquear a fusão entre a Microsoft e a Activision. Segundo a FTC, as mudanças feitas pela Microsoft são um claro exemplo de “degradação do produto” resultante de “uma empresa exercendo poder de mercado pós-fusão”.
O foco principal da carta está na categoria Console Game Pass, que será descontinuada em breve. Será substituída pela categoria Game Pass Standard com um aumento de preço de 36%, não incluindo mais acesso no dia do lançamento a todos os títulos first-party da Microsoft. Para manter esse benefício-chave, os assinantes da categoria “Console” terão que gastar 81% a mais na categoria Game Pass Ultimate, que também oferece diversos benefícios adicionais em relação à opção atual de $10,99 por mês.
A FTC destaca que essas mudanças coincidem com a inclusão de Call of Duty na categoria mais cara do Game Pass. Anteriormente, a Microsoft havia prometido publicamente que o acesso ao Call of Duty pelo Game Pass não acarretaria em aumento de preço relacionado à aquisição.
Referência: Microsoft (Texto adaptado para o artigo de blog) – Redação Confraria Tech