Gemini 2.0 é o modelo de IA mais avançado do Google até agora e está disponível para visualização hoje.


0

A disputa pela supremacia em inteligência artificial está se intensificando. Recentemente, a OpenAI lançou seu modelo o1 ao público, e agora é a vez do Google apresentar uma prévia do seu modelo de próxima geração, o Gemini 2.0. Em um post no blog, o CEO da empresa, Sundar Pichai, destacou que o Gemini 2.0 é o modelo mais avançado que a companhia já desenvolveu, oferecendo suporte nativo para saída de imagem e áudio. Pichai afirma que isso permitirá a criação de novos agentes de IA que se aproximam da visão de um assistente universal.

O Google está adotando uma abordagem diferente com o Gemini 2.0. Em vez de começar a prévia pelo modelo mais avançado, o Gemini 2.0 Pro, a gigante da busca optou por lançar inicialmente o Gemini 2.0 Flash. A partir de agora, esse modelo mais eficiente e acessível está disponível para todos os usuários do Gemini. Para experimentar, basta habilitar o Gemini 2.0 no menu suspenso do cliente web, com a versão para o aplicativo móvel chegando em breve.

O foco principal do Google agora é integrar as capacidades do Gemini 2.0 ao seu mecanismo de busca, começando pelas AI Overviews. Segundo a empresa, esse novo modelo permitirá que a funcionalidade responda a perguntas mais complexas, incluindo problemas de matemática e programação que exigem várias etapas. Além disso, após uma ampla expansão em outubro, o Google planeja disponibilizar as AI Overviews em mais idiomas e países.

O Gemini 2.0 já está impulsionando melhorias em algumas das aplicações mais inovadoras de IA do Google, como o Projeto Astra, um agente de IA multimodal que foi apresentado na I/O 2024. Com o novo modelo, a versão mais recente do Astra pode conversar em vários idiomas e até alternar entre eles de forma dinâmica. Ele também tem a capacidade de “lembrar” informações por mais tempo, oferece melhor latência e pode acessar ferramentas como Google Lens e Maps.

Em termos de desempenho, o Gemini 2.0 Flash supera significativamente seu antecessor. Por exemplo, ele obteve uma pontuação de 63% no HiddenMath, um teste que avalia a capacidade de modelos de IA em resolver problemas matemáticos de nível competitivo. Em comparação, o Gemini 1.5 Flash alcançou apenas 47,2% nesse mesmo teste. O mais interessante é que a versão experimental do Gemini 2.0 supera o Gemini 1.5 Pro em várias áreas; de acordo com dados compartilhados pelo Google, as únicas áreas em que ele fica atrás são na compreensão de longos contextos e na tradução automática de fala.

Por isso, o Google decidiu manter o modelo mais antigo por mais algum tempo. Junto com o anúncio do Gemini 2.0, a empresa também lançou o Deep Research, uma nova ferramenta que utiliza as capacidades de longo contexto do Gemini 1.5 Pro para elaborar relatórios abrangentes sobre assuntos complexos.

Redação Confraria Tech.

Referências:
Gemini 2.0 is Google’s most capable AI model yet and available to preview today


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
admin

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format