Ao desenvolver sua quinta geração de veículos elétricos, a BMW optou por uma arquitetura que pudesse acomodar motores de combustão interna, sistemas híbridos plug-in ou uma configuração totalmente elétrica com baterias e motores elétricos. Para uma montadora de menor porte, essa escolha faz muito sentido. Os puristas podem argumentar que isso resulta em um veículo inferior, mas se isso fosse verdade, por que o novo i5 se destaca tanto em comparação com sedãs elétricos de concorrentes como a Mercedes, que utilizam plataformas exclusivas para EVs?
O i5 M60, por exemplo, possui um coeficiente de arrasto mais baixo do que o modelo menor i4, o que é uma conquista impressionante. Além disso, a grade do veículo se ilumina em condições de pouca luz, conferindo um toque moderno e sofisticado. O design traseiro é bastante reminiscentemente do atual Honda Accord, mostrando que a BMW também está atenta às tendências de estilo.
O modelo que estamos analisando é a versão topo de linha, o i5 M60, que impressiona com seus robustos 593 hp (442 kW) e 586 lb-ft (795 Nm) provenientes de um par de motores síncronos eletricamente excitados, alimentados por uma bateria de íon de lítio de 84,3 kWh (útil). Embora exista um M5 PHEV que supera esse modelo em desempenho e preço, o i5 M60 ainda se destaca com um tempo de 0 a 100 km/h de apenas 3,7 segundos e um preço inicial que varia entre $84.100 e $95.395, dependendo da configuração.
O que podemos concluir com tudo isso? O BMW i5 M60 é um exemplo claro de que a inovação e a flexibilidade na engenharia automotiva podem resultar em veículos que não apenas atendem às expectativas dos puristas, mas que também superam as ofertas de concorrentes que apostam em plataformas exclusivas. O futuro dos carros elétricos pode ser mais promissor do que muitos imaginam, e a BMW está liderando o caminho com um modelo que combina desempenho, eficiência e um design arrojado.
Redação Confraria Tech.
Referências:
The 2025 BMW i5 M60 review: An EV that makes you want to drive and drive
0 Comments