Pela primeira vez, motoristas de veículos elétricos que não são da Rivian poderão recarregar suas baterias nas estações da empresa. Essa iniciativa se refere à nova rede de carregamento chamada Rivian Adventure Network, que já começou suas operações com a abertura de sua primeira estação no Joshua Tree Charging Outpost, na Califórnia. E as novidades não param por aí: até o final do ano, a Rivian planeja inaugurar mais locais de carregamento em estados como Texas, Colorado, Illinois, Montana, Pensilvânia, Michigan e Nova York.
Essas estações são projetadas para oferecer carregamento rápido, com uma capacidade de até 900 volts, e contam com conectores CCS, que são compatíveis com veículos que utilizam o NACS, desde que estejam equipados com um adaptador. A Rivian também anunciou que, em breve, irá disponibilizar suporte para conectores NACS nativos, o que facilitará ainda mais a vida dos motoristas.
Embora essa abertura para veículos de outras marcas possa parecer uma ação puramente altruísta, a Rivian também está de olho em uma nova fonte de receita. A ideia é atrair motoristas que, por acaso, estejam mais próximos de uma de suas estações de carregamento do que de outras. As estações oferecem uma opção de pagamento por aproximação, o que torna o processo ainda mais prático, já que não é necessário usar o aplicativo da Rivian para realizar a transação.
A Rivian tem grandes planos para sua Adventure Network, com a meta de instalar mais de 3.500 carregadores rápidos DC em todo o país. Atualmente, a montadora já conta com 91 locais da Adventure Network nos EUA, com planos de expandir para mais 12. E para os motoristas da Rivian, a boa notícia é que eles também podem utilizar os Superchargers da Tesla, ampliando ainda mais suas opções de carregamento.
Com essa movimentação, a Rivian não apenas fortalece sua presença no mercado, mas também contribui para um ecossistema de veículos elétricos mais integrado e acessível. À medida que a colaboração entre as montadoras se intensifica, os motoristas de veículos elétricos podem esperar uma experiência de recarga mais conveniente e eficiente.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Rivian is now letting other EVs charge at its stations