Scanner de telefone de $1 encontra sete infecções por spyware Pegasus.


0

Nos últimos anos, o uso de spyware comercial se expandiu, atingindo um número maior de vítimas e sendo utilizado por diversos grupos. A ideia comum é que esse tipo de malware é direcionado a um número muito restrito de pessoas, como jornalistas e ativistas. No entanto, novas descobertas revelam um panorama diferente e mais amplo.

Recentemente, a empresa de segurança móvel iVerify apresentou resultados de uma nova funcionalidade de detecção de spyware, que foi lançada em maio. Após analisar 2.500 dispositivos submetidos por seus clientes, a empresa encontrou sete casos de infecção pelo famoso malware Pegasus, desenvolvido pelo NSO Group. Essa descoberta levanta questões sobre quem realmente está sendo alvo desse tipo de ataque.

A funcionalidade de Caça a Ameaças Móveis da iVerify combina várias técnicas para identificar anomalias na atividade de dispositivos iOS e Android. Isso inclui a detecção baseada em assinaturas de malware, heurísticas e aprendizado de máquina. Para os clientes pagantes, essa ferramenta faz verificações regulares em seus dispositivos, enquanto uma versão gratuita está disponível para quem baixa o aplicativo iVerify Basics, que custa apenas $1. Com essa versão, os usuários podem seguir um passo a passo para gerar um arquivo de diagnóstico especial e enviá-lo para análise, recebendo um retorno em poucas horas. Vale lembrar que os usuários gratuitos podem utilizar a ferramenta uma vez por mês.

A infraestrutura da iVerify foi projetada para preservar a privacidade dos usuários, mas para utilizar a funcionalidade de Caça a Ameaças Móveis, é necessário fornecer um endereço de e-mail. Isso é importante para que a empresa possa entrar em contato caso uma varredura identifique spyware, como aconteceu com os sete casos recentes de infecção por Pegasus.

Rocky Cole, diretor de operações da iVerify e ex-analista da NSA, comentou sobre os alvos dos ataques: “O mais fascinante é que as pessoas que foram alvo não eram apenas jornalistas e ativistas, mas também líderes empresariais e pessoas em posições governamentais.” Essa afirmação sugere que o perfil dos alvos se assemelha mais ao que se espera de um malware comum ou de grupos APT (Advanced Persistent Threat) do que à narrativa que sugere que o spyware mercenário é usado exclusivamente contra ativistas. Embora isso ocorra, a diversidade dos alvos encontrados foi surpreendente.

Essas revelações nos fazem refletir sobre a vulnerabilidade que muitos enfrentam na era digital, onde a privacidade e a segurança estão em constante risco. A conscientização sobre a detecção de spyware e a proteção de nossos dispositivos é mais importante do que nunca.

Redação Confraria Tech.

Referências:
$1 phone scanner finds seven Pegasus spyware infections


Like it? Share with your friends!

0
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format