Por enquanto, o Copilot Vision possui algumas limitações. Ele funciona exclusivamente no navegador Microsoft Edge e está acessível apenas em um “conjunto selecionado de sites”. A empresa planeja expandir essa lista de forma cuidadosa ao longo do tempo. Além disso, esse recurso está disponível apenas para um número limitado de assinantes do Copilot Pro, que custa US$ 20 por mês e está disponível apenas nos Estados Unidos. A expectativa é que, assim como as páginas da web suportadas, o acesso ao Copilot Vision seja ampliado para mais usuários futuramente.
Um ponto importante sobre o Copilot Vision é que suas sessões de uso são “opcionais e efêmeras”. Isso significa que você precisa ativá-lo manualmente e, uma vez que a sessão termina, todos os dados são apagados. A Microsoft esclarece que a ferramenta apenas interpreta textos e imagens dos sites visitados, sem processar conteúdos adicionais ou treinar com dados de publicadores da web.
Essa abordagem cautelosa parece ser uma resposta da Microsoft a críticas recebidas durante o lançamento do Recall, uma funcionalidade anterior que funcionava como uma “memória fotográfica”, capturando capturas de tela de tudo o que o usuário fazia no PC. Essa função gerou preocupações entre especialistas em segurança e privacidade, especialmente pela decisão polêmica da Microsoft de deixar os dados não criptografados. Após três adiamentos e ajustes de segurança, a funcionalidade finalmente está disponível para os Insiders do Windows testarem.
Se você é assinante do Copilot Pro, pode se inscrever para solicitar acesso ao Copilot Vision através do Copilot Labs hoje mesmo. E para entender melhor como essa novidade funcionará, você pode conferir o vídeo de demonstração que a Microsoft disponibilizou.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Microsoft starts testing Copilot Vision in Edge