Diferente de outras plataformas que possuem um sistema de verificação convencional, Bluesky enfrenta desafios com usuários mal-intencionados que se fazem passar por outros, seja para ganhar atenção ou até mesmo para aplicar golpes. Embora essa questão não fosse tão visível anteriormente, o recente aumento de novos usuários trouxe o problema à tona, tornando-o mais evidente.
Os usuários têm a opção de verificar suas identidades no Bluesky vinculando suas contas a um nome de domínio. No entanto, esse processo não é tão simples quanto pagar por um selo de verificação. Para isso, é necessário adicionar uma sequência de texto ao registro DNS associado ao domínio, permitindo que o usuário reivindique sua URL. Por exemplo, se a equipe do Engadget quisesse reivindicar o nome de usuário Engadget.com no Bluesky, precisaria passar por esse processo de auto-verificação. Além disso, indivíduos podem vincular suas contas a domínios pessoais ou optar pelo serviço de domínio personalizado do Bluesky. A plataforma também anunciou que está colaborando com organizações e pessoas de destaque para estabelecer seus nomes de usuário verificados.
Uma das implicações dessa verificação é que, ao confirmar sua conta, o antigo nome de usuário (geralmente no formato username.bsky.social) é liberado e fica disponível para outros usuários que se inscrevem. Um estudo realizado por Alexios Mantzarlis, da Cornell Tech, revelou que 44% das 100 contas mais seguidas no Bluesky têm um “doppelganger”. Por isso, a plataforma agora exige que contas de paródia, sátira ou fãs se identifiquem claramente como tais, tanto em seus nomes de usuário quanto em suas biografias. Caso contrário, ou se apenas indicarem a natureza de suas contas em um desses elementos, serão tratadas como impostoras e removidas da plataforma.
Além disso, Bluesky agora proíbe explicitamente a troca de identidade. Contas que começam como impostoras com o objetivo de atrair novos usuários e que depois tentam mudar de identidade para contornar a proibição também serão banidas. A plataforma ainda está explorando “opções adicionais para aprimorar a verificação de contas”, embora essas novidades ainda não estejam prontas para serem implementadas.
Essas mudanças visam criar um ambiente mais seguro e autêntico para os usuários do Bluesky, refletindo uma preocupação crescente com a integridade das interações nas redes sociais. À medida que a plataforma continua a crescer, será interessante observar como essas políticas impactarão a experiência dos usuários e a dinâmica da comunidade.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Bluesky implements a ‘more aggressive’ impersonation policy
0 Comments