Diante dessa situação, decidi buscar uma alternativa ao Mint. Testei o Credit Karma, outro aplicativo financeiro da Intuit, mas não achei que ele se comparasse ao Mint. Assim, comecei a explorar algumas das opções mais populares disponíveis atualmente para substituir o Mint. Após meses de pesquisa, minha escolha para a melhor alternativa ao Mint continua sendo o Quicken Simplifi, graças à sua interface amigável, boa detecção de renda e contas a pagar, além de um preço acessível. No entanto, existem várias outras opções sólidas para atender diferentes necessidades. Se você também está em busca de um aplicativo de orçamento para substituir o Mint, espero que essas informações ajudem na sua decisão.
O que mais me agradou no Quicken Simplifi foi sua simplicidade. Enquanto outros aplicativos tentam se destacar com temas escuros e emojis personalizáveis, o Simplifi apresenta uma interface limpa, onde você pode rolar a página para obter uma visão detalhada de todas as suas estatísticas. Isso inclui saldos gerais, patrimônio líquido, gastos recentes, pagamentos recorrentes futuros, um resumo do seu plano de gastos, categorias de gastos principais, conquistas e listas de observação que você configurou. Também é possível estabelecer metas de economia em outras partes do aplicativo. A visualização dos dados é organizada e até lúdica, sem parecer bagunçada. Após um dia de uso, já me sentia em casa tanto no painel móvel quanto na versão web, muito mais rápido do que me adaptei a outros serviços concorrentes.
Configurar o Simplifi foi uma tarefa tranquila. Fiquei especialmente impressionado com a facilidade de conexão com a Fidelity, algo que nem todos os rastreadores de orçamento conseguem fazer. Além disso, é um dos poucos serviços que permite convidar um cônjuge ou consultor financeiro para co-gerenciar sua conta. Um ponto que gostaria de ver implementado no Simplifi, após alguns meses de uso, é a integração com o Zillow para acompanhar o valor da minha casa. Outros concorrentes, como o Monarch Money e o Copilot Money, já oferecem essa funcionalidade, então é claro que existe uma API do Zillow disponível.
Na prática, o Simplifi categorizou alguns dos meus gastos de forma incorreta, mas isso não foi nada fora do comum em comparação com outros rastreadores de orçamento. Ao revisar as transações, você também pode marcar se está esperando um reembolso, uma funcionalidade única entre os serviços que testei. O Simplifi também estimou minha renda regular melhor do que alguns outros aplicativos. O que mais gostei foi a opção de categorizar algumas, mas não todas, as compras de um comerciante como recorrentes. Por exemplo, posso adicionar minhas duas assinaturas da Amazon como pagamentos recorrentes, sem precisar criar uma regra ampla para todas as compras da Amazon.
A funcionalidade de orçamento é intuitiva e provavelmente se adapta ao seu método de orçamento preferido. Basta verificar se sua renda regular está correta e configurar os pagamentos recorrentes, observando quais são contas e quais são assinaturas. Isso é importante porque o Simplifi mostra sua renda total líquida, além de um valor de “renda após contas”. Esse número inclui, bem, contas, mas não assinaturas discricionárias. A partir daí, você pode adicionar metas de gastos por categoria no “gasto planejado”. O gasto planejado pode incluir também despesas únicas, não apenas orçamentos mensais. Ao criar um orçamento, o Simplifi sugere um número com base em uma média de seis meses.
Embora não sejam impeditivos, dois pontos a serem considerados ao começar: o Simplifi não permite a configuração de uma conta através da Apple ou Google. Também não há opção de teste gratuito, embora a Quicken prometa uma “garantia de devolução de 30 dias”.
O Monarch Money, por sua vez, foi uma surpresa positiva. Minha primeira impressão foi de que o aplicativo, fundado por um ex-gerente de produto do Mint, era mais difícil de usar do que outros da lista, incluindo o Simplifi, NerdWallet e Copilot. E realmente é. Editar categorias de despesas, adicionar transações recorrentes e criar regras é um pouco mais complicado do que deveria, especialmente no aplicativo móvel. (Minha dica: use a versão web para ajustes mais finos.) O Monarch também não acertou minha renda; tive que editá-la manualmente.
Uma vez configurado, o Monarch oferece um nível impressionante de granularidade. Na seção de orçamentos, você pode ver um verdadeiro balanço mostrando orçamentos e valores reais para cada categoria. Também há uma previsão, seja para o ano ou por mês. As despesas recorrentes podem ser configuradas não apenas por comerciante, mas também por outros parâmetros. Por exemplo, enquanto a maioria das compras da Amazon pode ser marcada como “compras”, aquelas de valores específicos, como $54,18 ou $34,18, podem ser automaticamente categorizadas como suprimentos para bebês.
O aplicativo móvel é, em sua maioria, autoexplicativo. O painel principal mostra seu patrimônio líquido, suas quatro transações mais recentes, uma comparação de gastos mês a mês, renda até o momento, contas a pagar futuras, um resumo de investimentos, uma lista de metas e, finalmente, um link para sua revisão mensal. Em fevereiro de 2024, o Monarch expandiu o gráfico de patrimônio líquido, permitindo que você veja como seu patrimônio mudou ao longo de diferentes períodos, incluindo um mês, três meses, seis meses, um ano ou desde sempre.
O Copilot Money pode ser o aplicativo de orçamento mais bonito que testei. Ele é exclusivo para iOS e Macs — pelo menos por enquanto. O CEO da empresa, Andres Ugarte, prometeu publicamente que aplicativos para Android e web estão a caminho em 2024. Mas até que isso aconteça, não posso recomendar o Copilot para a maioria das pessoas, dado que existem tantos concorrentes bons disponíveis.
O Copilot é rápido, eficiente e bem projetado, utilizando cores, emojis e gráficos para ajudar a entender rapidamente como você está em relação a orçamentos, desempenho de investimentos e dívidas de cartão de crédito ao longo do tempo. Em particular, o Copilot se destaca na visualização de despesas mensais recorrentes.
Por trás de suas cores vibrantes e emojis cativantes, o Copilot possui um desempenho sofisticado. A “Inteligência” do Copilot, alimentada por IA, se torna mais inteligente ao categorizar suas despesas. Embora não seja perfeito, o Copilot facilita a edição de categorias. Além disso, a funcionalidade de busca interna é muito rápida, começando a filtrar resultados em seu histórico de transações assim que você começa a digitar.
O Copilot também é único ao oferecer integrações com Amazon e Venmo, permitindo que você veja detalhes das transações. Para a Amazon, basta fazer login na sua conta através de um navegador dentro do aplicativo. Para o Venmo, você precisa configurar um endereço de encaminhamento e criar um filtro para que os e-mails sejam automaticamente encaminhados. Assim como o Monarch Money, você também pode adicionar qualquer propriedade que possua e acompanhar seu valor através do Zillow.
Embora o aplicativo seja bastante automatizado, o Copilot ainda marca novas transações para revisão, o que é uma boa maneira de evitar cobranças fraudulentas e ser intencional sobre seus hábitos de consumo.
O NerdWallet, conhecido por oferecer uma mistura de notícias sobre finanças pessoais, explicações e guias, também possui um dos poucos aplicativos de orçamento gratuitos que testei. Na verdade, não há versão paga; nada está bloqueado atrás de um paywall. O principal ponto negativo: há anúncios por toda parte. Para ser justo, a versão gratuita do Mint também era assim.
Apesar das ofertas de cartões de crédito, o NerdWallet possui uma interface limpa e fácil de entender, tanto na versão web quanto no aplicativo móvel. As métricas principais destacadas incluem fluxo de caixa, patrimônio líquido e pontuação de crédito. Apreciava particularmente as análises semanais, que detalham onde você gastou mais dinheiro ou quanto pagou em taxas — e como isso se compara ao mês anterior.
Como aplicativo de orçamento, o NerdWallet é mais do que suficiente, embora um pouco básico. Assim como outros aplicativos, você pode configurar contas recorrentes. Importante notar que ele segue a popular regra de orçamento 50/30/20, que sugere destinar 50% do orçamento para necessidades, 30% para desejos e 20% para poupança ou pagamento de dívidas. Se isso funciona para você, ótimo — mas saiba que você não pode personalizar seu orçamento da mesma forma que em alguns aplicativos concorrentes.
O YNAB, por sua vez, é conhecido por seu sistema de orçamento baseado em zero, que força você a atribuir um propósito a cada dólar que ganha. A ideia é que, se você orçar uma certa quantia para despesas imprevistas a cada mês, elas não parecerão uma surpresa. O YNAB é mais difícil de aprender do que qualquer outro aplicativo e requer mais esforço contínuo do usuário. Embora eu não tenha me sentido completamente confortável com a interface, apreciei a insistência do YNAB na intencionalidade.
O PocketGuard é um dos poucos rastreadores de orçamento gratuitos e respeitáveis que encontrei. No entanto, saiba que é muito mais restrito na versão gratuita do que o NerdWallet ou o Mint. Durante os testes, fui solicitado a pagar após tentar vincular mais de duas contas bancárias. Quando chega a hora de atualizar para o PocketGuard Plus, você tem três opções: pagar $7,99 por mês, $34,99 por ano ou $79,99 por uma licença vitalícia. Essa última opção é um dos poucos pontos de venda únicos para mim.
Cada um dos aplicativos que testei utiliza uma rede subjacente chamada Plaid para coletar dados financeiros. O Plaid foi fundado como uma startup fintech em 2013 e é hoje o padrão da indústria para conectar bancos a aplicativos de terceiros. Ele funciona com mais de 12.000 instituições financeiras nos EUA, Canadá e Europa, e mais de 8.000 aplicativos e serviços dependem do Plaid.
Para concluir, após toda essa pesquisa, decidi usar duas aplicações: Quicken Simplifi, minha escolha principal, e Copilot Money. Atualmente, estou utilizando ambas e ainda decidindo qual delas me sinto mais confortável a longo prazo. Prefiro a interface rápida e colorida do Copilot, mas, como expliquei, ele ainda carece de algumas funcionalidades essenciais para ser considerado a melhor opção.
Se você é um usuário do Mint, é importante começar a preparar seus dados para migrar para o novo aplicativo de orçamento escolhido. Infelizmente, importar dados do Mint não é tão simples quanto inserir suas credenciais em um novo aplicativo e clicar em “importar”. Na verdade, qualquer aplicativo que anuncie a capacidade de transferir suas estatísticas do Mint solicitará que você faça o upload de um arquivo CSV de transações e outros dados.
Para baixar um arquivo CSV do Mint, siga estas etapas:
1. Acesse o Mint.com e clique em “Transações” no menu à esquerda.
2. Selecione uma conta ou todas as contas.
3. Role para baixo e procure por “exportar [número] transações” em letras menores.
Seu arquivo CSV começará a ser baixado. Embora baixar por conta possa parecer um incômodo, pode ajudar na configuração do novo aplicativo, caso ele exija a importação de transações uma a uma em suas contas correspondentes.
A pesquisa para encontrar alternativas ao Mint foi extensa. Consultei o Google, li avaliações de aplicativos populares na App Store e perguntei a amigos e colegas sobre os aplicativos que estavam usando. A maioria dos aplicativos disponíveis exige assinaturas pagas, com preços que geralmente chegam a cerca de $100 por ano ou $15 por mês. No entanto, minha escolha principal é mais barata que isso.
Se você está em busca de um novo aplicativo de orçamento, considere as opções mencionadas. Cada uma delas tem suas particularidades e pode atender a diferentes necessidades financeiras. A escolha do aplicativo certo pode fazer toda a diferença na sua gestão financeira.
Redação Confraria Tech.
Referências:
The 6 best Mint alternatives to replace the budgeting app that shut down