A Comissão Europeia coloca suas miras regulatórias na Temu por vendas de produtos ilegais.


0

A Temu, uma plataforma de compras online, está sob o olhar atento da Comissão Europeia (CE), que anunciou recentemente a abertura de uma investigação formal sobre a empresa. O foco da investigação gira em torno da venda de produtos ilegais e a possibilidade de que a plataforma esteja permitindo que comerciantes com histórico de vendas de produtos proibidos retornem ao mercado. Essa ação da CE é um reflexo do crescente esforço da Europa para regular o comércio eletrônico e proteger os consumidores.

Além das alegações sobre produtos ilegais, a CE também está avaliando o design da Temu, que pode ser potencialmente viciante. Isso inclui a forma como a plataforma recomenda produtos aos usuários e o acesso a dados que podem ser utilizados por pesquisadores. As possíveis violações estão dentro do escopo da Lei de Serviços Digitais (DSA), que confere à CE o poder de impor multas que podem chegar a seis por cento da receita anual da Temu.

Em resposta a essas preocupações, um porta-voz da Temu declarou que a empresa está comprometida em cooperar plenamente com as autoridades regulatórias. Segundo ele, a Temu leva a sério suas obrigações sob a DSA e está constantemente investindo para fortalecer seu sistema de conformidade, visando proteger os interesses dos consumidores. A empresa também está em conversas para se juntar a um Memorando de Entendimento sobre a venda de produtos falsificados na internet, uma iniciativa que reúne diversos varejistas online com o objetivo de combater a venda de produtos falsos na Europa.

A investigação da CE segue um relatório de avaliação de risco preliminar que a Temu apresentou à União Europeia no final de setembro, além das respostas da empresa a solicitações formais da Comissão em junho e outubro. Vale ressaltar que outras grandes plataformas, como Meta, X, AliExpress e TikTok, também estão enfrentando investigações sob a DSA.

Nos Estados Unidos, onde a regulação de grandes empresas de tecnologia geralmente avança em um ritmo mais lento do que na Europa, a Comissão de Segurança de Produtos do Consumidor (CPSC) também manifestou interesse em investigar a Temu, especialmente em relação a preocupações sobre produtos potencialmente perigosos para bebês e crianças pequenas.

Entre as preocupações da CE estão se os sistemas da Temu estão adequadamente projetados para evitar o retorno de comerciantes suspensos e produtos não conformes. A investigação também examinará os programas de recompensas gamificados da plataforma, que podem ser viciantes, e se a empresa está cumprindo a exigência da DSA de fornecer dados acessíveis ao público para pesquisadores.

A CE não estabelece prazos legais para a conclusão das investigações da DSA. Após a finalização, a Comissão decidirá se aplicará penalidades, aceitará compromissos voluntários para resolver os problemas ou arquivará o caso.

Redação Confraria Tech.

Referências:
European Commission sets its regulatory crosshairs on Temu for illegal product sales


Like it? Share with your friends!

0
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format