O Google Maps já é um aplicativo amplamente utilizado, com mais de 2 bilhões de pessoas acessando-o mensalmente. E, embora a inteligência artificial seja uma novidade para muitos, essa tecnologia já está presente no Google Maps há algum tempo. Chris Phillips, vice-presidente e gerente geral da área Geo do Google, comentou: “Muitas das funcionalidades que introduzimos ao longo dos anos foram graças à IA.” Um exemplo claro são os recursos do Google Lens, que permite que os usuários usem a câmera do celular para visualizar informações sobre locais em suas proximidades. Imagine estar em uma esquina e, ao levantar seu smartphone, conseguir ver informações sobre um negócio que está ali, como horários de funcionamento, avaliações e até mesmo quão movimentado ele está.
Logo, se você é usuário do aplicativo Google Maps no Android ou no iOS e está nos Estados Unidos, poderá notar mudanças que tornam a busca por informações mais detalhadas e contextuais. Agora, o aplicativo conseguirá responder a consultas mais conversacionais. Em uma demonstração, o Google solicitou sugestões de atividades para uma noite com amigos em Boston, e o aplicativo retornou uma seleção de resultados curados pelo Gemini. Esses resultados incluem diferentes categorias de lugares, como speakeasies, acompanhados de resumos de avaliações e respostas de outros usuários.
Com essas inovações, o Google se compromete a fazer com que explorar o mundo se torne ainda mais fácil e interessante, tornando cada busca uma jornada recheada de informações valiosas e interativas. É um sinal claro de como a inteligência artificial pode realmente transformar a forma como nos conectamos com o ambiente ao nosso redor.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Generative AI is coming to Google Maps, Google Earth, Waze