O funcionamento dessa API será parecido com a forma como um rastreador de tempo aparece durante uma ligação telefônica. Imagine um pequeno texto em uma bolha na parte superior da tela que, ao ser tocado, abre o aplicativo para fornecer mais detalhes. Essa abordagem promete aumentar a praticidade, permitindo que os usuários acessem informações importantes sem precisar abrir os aplicativos.
De acordo com Rahman, essa nova funcionalidade permitirá que os aplicativos criem “chips” personalizados, com texto e cores de fundo escolhidos pelos desenvolvedores, que ficarão visíveis na barra de status. Isso pode ser extremamente útil para atualizações de transporte público, por exemplo, possibilitando que os usuários acompanhem horários de partida ou a estimativa de chegada de um Uber enquanto utilizam outros aplicativos.
Embora a ideia seja promissora e bastante aguardada, vale ressaltar que o recurso ainda não está finalizado e pode demorar um pouco até que esteja disponível para o público geral. Rahman prevê que essa novidade deve chegar junto com o Android 16, o que gera expectativas entre os usuários e desenvolvedores.
Com essa inovação, o Google parece estar se esforçando para tornar a experiência do usuário no Android ainda mais fluida e integrada, oferecendo uma maneira mais eficiente de se manter informado sem interromper o fluxo de tarefas diárias. Fique atento, pois em breve poderemos ver essas notificações dinâmicas em ação!
Redação Confraria Tech.
Referências:
‘Ongoing notifications’ similar to Apple’s Live Activities could be coming to Android