Após o lançamento de ferramentas como o Magic Editor na primavera passada e a inclusão de IA em seu editor de vídeo no mês passado, o Google Photos anunciou que começará a rotular o conteúdo visual que foi modificado com inteligência artificial. Antes, o Google já incluía metadados para imagens alteradas por IA, mas agora, a novidade é que uma declaração em linguagem simples acompanhará as fotos editadas.
No exemplo que a empresa compartilhou em seu blog, há uma seção na parte inferior da tela de detalhes da imagem chamada “Informações de IA”. Nela, será possível ver o crédito da ferramenta de IA utilizada para adaptar a imagem. Além disso, o Google deixará claro se uma imagem foi modificada com IA generativa ou se é um composto de várias fotos, como acontece com o recurso Best Take, que não utiliza IA generativa.
Essas mudanças visam aumentar a transparência e a confiança dos usuários em relação ao conteúdo que consomem e compartilham. Com essa nova abordagem, o Google Photos se junta a outras iniciativas no setor, que buscam educar e informar o público sobre as inovações tecnológicas que estão moldando a forma como interagimos com a imagem e a informação. A partir da próxima semana, essa nova linguagem estará disponível para todos os usuários do Google Photos, tornando a experiência ainda mais clara e informativa.
Essa iniciativa é um passo importante para assegurar que todos saibam quando estão lidando com imagens que passaram por modificações, ajudando a criar um ambiente digital mais consciente e responsável. É um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada de forma ética e transparente, beneficiando tanto os criadores quanto os consumidores de conteúdo.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Google Photos will show when images have been modified with AI