Mas como isso funciona na prática? Os proprietários podem explorar a rede em busca de outros anfitriões que se encaixem em suas necessidades. Esses co-anfitriões podem ajudar em diversas tarefas, como configurar anúncios, definir preços e disponibilidade, além de cuidar da limpeza, manutenção e gestão de hóspedes. Essa iniciativa representa uma verdadeira revolução no setor, que até então era dominado por superintendentes de edifícios.
Para garantir a qualidade do serviço, a Airbnb estabeleceu critérios rigorosos para os anfitriões que desejam se tornar co-anfitriões. Eles devem ter uma avaliação mínima de 4,8 e pelo menos dez estadias realizadas. Além disso, cada co-anfitrião pode definir suas próprias tarifas de serviço em seu perfil. Até o momento, a empresa já incorporou mais de 10.000 pessoas na rede, abrangendo países como Austrália, Brasil, França, México e Estados Unidos.
Judson Coplan, vice-presidente de marketing de produtos da Airbnb, destacou que muitos anfitriões expressaram o desejo de encontrar co-anfitriões profissionais e de qualidade em suas áreas, nos quais pudessem confiar. A promessa de uma gestão “completamente sem esforço” é atraente, mas também levanta preocupações. Essa facilidade pode ser aproveitada por grandes empresas imobiliárias que possuem centenas de propriedades na plataforma.
Embora isso não seja necessariamente algo negativo, já que esses mega-anfitriões costumam ser opções confiáveis para os hóspedes, a situação pode reforçar a percepção pública de que o Airbnb contribui para a transformação de bairros em cidades fantasmas, especialmente em um momento em que a crise habitacional é uma realidade em muitos lugares.
Por outro lado, essa novidade pode ser uma boa oportunidade para pessoas que buscam uma renda extra. Além da Co-Host Network, a Airbnb introduziu outras funcionalidades, como a possibilidade de os anfitriões visualizarem anúncios semelhantes na região. Para os hóspedes, há um novo tour de boas-vindas no aplicativo para os usuários de primeira viagem, filtros de busca atualizados, opções de pagamento locais e muito mais.
A plataforma tem se mostrado bastante ativa. Recentemente, a Airbnb lançou um programa que oferece descontos em carregadores para veículos elétricos aos anfitriões e agora permite que o aplicativo exiba códigos de fechaduras inteligentes para os hóspedes.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Airbnb now lets hosts hire other hosts to manage properties